RedeGN - Imprimir Matéria

Protesto reúne 300 fazendários no Centro Administrativo em Salvador

27 de Oct / 2021 às 16h16 | Variadas

Mais de 300 fazendários se reuniram na manhã desta quarta, 27 de outubro, em frente ao Prédio-Sede da Fazenda, no Centro Administrativo, em Salvador, para protestar contra os 7 anos de congelamento dos salários e lançar a Campanha Salarial 2021/2022 da categoria. Além de servidores da capital, a atividade atraiu caravanas de Feira Santana, Alagoinhas, Juazeiro, Irecê, Vitória da Conquista, Ilheus, Itabuna, Jacobina, Teixeira de Freitas, entre outras cidades. 

Com bandeiras, faixas, pirulitos e embalada pelo som de um minitrio elétrico, os fazendários cobraram do governo estadual a reposição das perdas salariais. Segundo estudo encomendado pelo Sindsefaz ao Dieese, é preciso um reajuste de 45% para que os salários dos servidores do Estado recuperem o poder de compra de janeiro/2015. 

A diretoria do Sindsefaz protocolou na Sefaz-BA um pedido de audiência com o secretário Manoel Vitório, para apresentar e discutir pontos da pauta de reivindicações da categoria, além de sugestões da entidade para o melhor desempenho da Secretaria. Os fazendários têm batido recorde de arrecadação. De janeiro a setembro de 2021 houve um crescimento de 28,5% no volume arrecadado de ICMS em relação a 2020 e de 24,3% em relação ao mesmo período de 2019.  

“Estes números da arrecadação e o baixo percentual da relação Despesa Total com Pessoal (DTP) / Receita Corrente Líquida (RCL), hoje em 36,9%, permite ao Estado reajustar os salários dos servidores”, afirma o diretor de Organização do Sindsefaz, Cláudio Meirelles, que é auditor fiscal do Estado. Ele informa que esse percentual é quase 10 pontos abaixo dos 46,17%, que é o limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ascom STRE-BA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.