Diante dos graves problemas de acesso à água pelas comunidades da bacia do riacho Pontal, em Petrolina/PE, que ameaça os cultivos agrícolas e criações, e mesmo à subsistência dos agricultores familiares da região, o Conselho de Usuários da Água do Sistema Perenizado (ConsuPontal) juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), participaram de reunião na sexta (22), com o superintendente da 3ª Superintendência Regional da CODEVASF, Aurivalter Cordeiro, e representantes do poder público municipal, o prefeito em exercício Simão Durando, o secretário da Agricultura, Gilberto Melo e o vereador Wenderson Batista, para discutir o problema vivenciado e os caminhos para assegurar o acesso à água.
Com o início da produção nos lotes irrigados do projeto pontal, atualmente houve significativa redução do volume de água liberado pela CODEVASF para o riacho que alimenta as barragens e possibilita a produção agrícola familiar.
É notória a necessidade de desenvolvimento de um projeto voltado à inclusão das famílias locais que sempre sofreram com o problema da escassez hídrica e mesmo com a construção do canal, que contou com gigantescos investimentos públicos, viram-se ignoradas e excluídas dos investimentos que priorizaram o agronegócio.
A presidente do Sintraf Isalia avaliou a reunião e destacou que as autoridades políticas e a Codevasf se comprometeram a implantar soluções emergenciais para solucionar o problema.
"As autoridades políticas e o superintendente da CODEVASF nos informaram que serão realizados estudos técnicos destinados à construção de soluções emergenciais e definitivas para assegurar o acesso à água e a segurança hídrica para a população das comunidades que integram o Pontal Perenizado", disse.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.