Uma pesquisa revelou um dado assustador na pandemia: um terço dos brasileiros perdeu um amigo próximo e 16%, alguém da família. Praticamente metade (47%) tem alguém não tão próximo que morreu em decorrência da covid-19.
O percentual dos que conhecem alguém que perdeu a batalha para o novo coronavírus chega a 86%.
Os dados fazem parte da pesquisa Saúde Brasil, uma iniciativa do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS-UnB) e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
Segundo a pesquisa, apenas 14% das pessoas não conhecem ninguém que tenha se infectado e não sobreviveu. Para 4%, a morte foi bem próxima, de alguém dentro de casa. “A morte por covid ficou cada vez mais perto das pessoas, em círculos mais próximos”, afirma Wladmir Gramacho, coordenador do CPS-UnB.
Para os resultados obtidos, foram entrevistadas 1.006 pessoas de todos os estados brasileiros, entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro em uma amostra representativa da população brasileira com acesso a internet. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.