RedeGN - Imprimir Matéria

Empreendimentos atendidos pelo Cesol Sertão do São Francisco expõe produtos na Jornada das Águas em Juazeiro

20 de Oct / 2021 às 21h30 | Variadas

Durante a programação da Jornada das Águas que aconteceu nesta terça-feira (19), no Centro de Excelência em Fruticultura de Juazeiro (SENAR), empreendimentos solidários realizaram a comercialização dos seus produtos, apoiados pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF).

Quem passou pelo estande do Sertão do São Francisco encontrou uma variedade de produtos comercializados pelos produtores e produtoras locais.

 O programa Jornada das Águas é uma iniciativa do Governo Federal que visa percorrer durante dez dias, dez estados e a cidade de Juazeiro foi uma das escolhidas com o workshop sobre fruticultura.

A comercialização dos produtos da Economia Solidária aconteceu a todo vapor. Geleias de frutas da caatinga, rapadura de banana, melaço, licores, doces, méis estiveram entre os produtos vendidos no estande.  A presidente da Cooperativa Poçoforense Sabor do Sertão (COOPOF), Eugênia Ribeiro esteve no evento e pontuou a importância da comercialização dos produtos naqueles espaços.

"Hoje, pra gente, é uma satisfação estar participando da jornada das águas, pois estamos a cada dia, expandindo a nossa comercialização e a apresentação do nosso produto", afirmou.

A pandemia do novo coronavírus levou toda a população a se adaptar ao novo normal e para os produtores e produtoras de mel, o contexto pandêmico dificultou a comercialização do produto em feiras devido ao fechamento do comércio. Eles veem a participação e exposição dos produtos neste evento como uma reabertura para a comercialização em feiras que já estão acontecendo nos municípios.

"Pra gente, é um prazer voltar a comercializar nesses espaços e em feiras, principalmente porque ainda estamos neste contexto de pandemia, com todo o cuidado possível na hora das vendas, mas é muito importante os empreendimentos voltarem a expor seus produtos", declarou a apicultora da Associação de Apicultores de Sento-Sé (AAPSÉ), Jaciara Ladislau.

"Além de poder comercializar, aqui é um espaço para dar visibilidade ao produto da gente  que tem qualidade, mas poucas pessoas conhecem", pontuou Leonardo Santos Brito, apicultor da Associação de Fundo de Pasto dos Pequenos Produtores de Ladeira Grande (ANALADE), em Casa Nova.  

Jornada das Águas consiste em uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), do Sebrae e da Codevasf.  

Ascom Cesol-SSF

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.