RedeGN - Imprimir Matéria

"Café com Farmacêutico": população de Juazeiro esclarece dúvidas sobre uso de medicações com profissional da Farmácia da Família do Argemiro

15 de Oct / 2021 às 14h00 | Variadas

Quem precisa retirar uma medicação na unidade da Farmácia da Família IV, que fica no bairro Argemiro, pode aproveitar para também esclarecer dúvidas sobre o uso do medicamento que está levando. Foi implantado na unidade o "Café com Farmacêutico".

O projeto do profissional da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), o farmacêutico Tiago Araújo, leva informação sobre o uso adequado de medicamentos.

No momento com o farmacêutico, os pacientes levam as receitas, aferem a pressão arterial e medem a glicemia. Neste controle da saúde de forma humanizada o paciente fica à vontade para conversar e, ainda, tomar um cafezinho. "O 'Café com Farmacêutico' humaniza o serviço oferecido aqui na unidade da Farmácia da Família IV. Fazemos este acolhimento para saber como os pacientes estão usando a medicação e se isso está sendo feito de forma correta", explicou o farmacêutico da unidade, Tiago Araújo.

Quem aproveita para conversar com o farmacêutico, após retirar a medicação na Farmácia da Família IV, tem aprovado a iniciativa. Edma Maria Ribeiro Ferreira foi buscar medicamentos para controlar a hipertensão arterial e o diabetes para o irmão dela e aproveitou para buscar orientações e repassar para ele. "Vim pegar medicamento para meu irmão e ainda tomei um cafezinho com o farmacêutico. Ele orientou sobre a medicação e explicou que tem que tomar direitinho. Muito bom isso", disse Edma Maria.

Seu Iratan Viana todo mês busca medicação da Farmácia da Família IV. Após receber as orientações durante o "Café com Farmacêutico", soube que precisará retornar ao médico para ajustar a dosagem da medicação que já toma há um tempo, já que a pressão arterial não está mais sendo controlada com o medicamento do uso. "Muito bom saber disso, porque a pessoa fica mais por dentro, né", disse.

O "Café com Farmacêutico" é realizado desde o mês de setembro, às sextas-feiras, no período da manhã na unidade da Farmácia da Família IV, no bairro Argemiro. "É importante o farmacêutico e os atendentes estarem em sintonia, para uma melhor qualidade de vida deste paciente. Ele sai bem mais satisfeito com o serviço que é ofertado", disse o farmacêutico Tiago.

 

 

Ascom Sesau PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.