RedeGN - Imprimir Matéria

População denuncia queima de lixo em terrenos baldios no N-11, em Petrolina: "Comprometendo a saúde dos moradores"

15 de Oct / 2021 às 09h30 | Espaço do Leitor

A queima de lixo em terrenos baldios vem causando incômodo aos moradores do N-11 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina. De acordo com os comunitários, a queima acontece geralmente às 1h30 da madrugada, entre as ruas D e da Amizade, como também na área do canal. A foto acima, registrada pela manhã, aponta um dos locais onde a queima acontece.

"[A queima vem] comprometendo a saúde dos moradores (crianças, idosos) pela fumaça e mal cheiro. Impedido de dormir direito, afetando a qualidade de vida dos moradores dessas ruas, principalmente agora em tempos difíceis de pandemia, afetando a respiração, provocando falta de ar, dor de cabeça e enchaceca e agravando a saúde de outros que sofre de problemas respiratórios", diz um comunicado enviado pelos moradores.

Os comunitários citam ainda a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, "que descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora", acrescentam.

Os moradores pedem que autoridades da Prefeitura Municipal ou representante da comunidade tomem providências sobre a situação.

NOTA PREFEITURA PETROLINA: 

Em resposta, a Secretaria de Agricultura de Petrolina informou que a Prefeitura de Petrolina "tem realizado mutirões de limpeza nas vilas dos perímetros irrigados do município, seguindo um cronograma elaborado após levantamento dos pontos mais críticos e urgentes. As equipes estiveram no N-11 em agosto deste ano realizando o mutirão de limpeza. Vale ressaltar que existe coleta de lixo nessas localidade não havendo a necessidade da queima do lixo".

A prefeitura informa ainda que enviará uma equipe ao local para verificar a situação e tomar as devidas providências. 

O interessado em acionar o mutirão de limpeza em alguma comunidade na zona rural do município pode entrar em contato pelo telefone (87) 3864-0747, ou ir até a sede da Secretaria de Agricultura que está localizada na Rua das Laranjeiras, nº 265, Centro, próximo à Praça do Galo.

Já a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina informou que nesta sexta-feira (15), "vai enviar uma equipe de fiscalização ao local para verificar a denúncia e assim, tomar as devidas providências".

Para outras informações a população pode acionar AMMA através do telefone (87) 3866-2779.

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.