RedeGN - Imprimir Matéria

Tratamento da Infertilidade foi tema de palestra na UniFTC de Petrolina

06 de Oct / 2021 às 09h45 | Variadas

De forma interprofissional, as faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro promoveram no último sábado (02) uma palestra com o tema “Infertilidade: como o psicólogo e nutricionista podem auxiliar no tratamento do casal”. Estudantes de Nutrição e de Psicologia participaram do evento, que teve também contou com a nutricionista Mariana Sena, pós graduada em Nutrição Clínica Funcional e graduanda em Nutrição Materno Infantil e Adolescente, e a psicóloga Gina Lorena de Carvalho, que possui atuação profissional em dependência química e assistência social. O evento aconteceu no auditório da UniFTC de Petrolina. 

Infertilidade é a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano tendo relações sexuais sem uso de nenhuma forma de anticoncepção. Durante o encontro, foram abordadas reflexões sobre o tratamento e a importância do acompanhamento nutricional e psicológico do casal. As coordenadoras dos cursos de Nutrição, Sibery dos Anjos e do Curso de Psicologia, Jackeline Souza realizaram a mediação interativa da palestra. 

Estima-se que 15% da população tem alguma causa de infertilidade, destacou a especialista na área de Nutrição, Mariana Sena. “Isso ocorre devido aos hábitos alimentares e de vida, que atualmente estão totalmente contra a fertilidade e não ajudam o corpo a funcionar regularmente. Isso porque a maioria das mulheres e dos homens não dormem bem, não fazem atividade física e não possuem uma alimentação rica em nutrientes importantes para produção hormonal”, disse. 

Na ocasião, a profissional elogiou a iniciativa da UniFTC em levar o assunto ainda durante o momento da graduação. “Se os alunos conseguem movimentar conhecimento sobre o assunto desde a faculdade, é possível que o profissional exerça seu papel fundamental no mercado de trabalho, realizando mais interferências na saúde”, completou. 

O aluno do 5º período de Nutrição na UniFTC de Juazeiro, João Victor Cavalcante,  parabenizou a iniciativa. “Aprendi muito sobre o assunto e levarei para minha vida profissional. Muito importante a palestra", falou 

Atualmente já existem estudos comprovados que existe uma relação direta entre estresse depressão e ansiedade como causas da infertilidade, informa a psicóloga Gina Lorena de Carvalho.

"Quando um casal recebe um diagnóstico de infertilidade, isso gera um grande comprometimento emocional, justamente porque toca numa questão muito importante na sociedade, que é gerar uma vida e dar continuidade a sua história. Ter um suporte de um profissional de psicologia é essencial para acompanhar em todas as etapas do tratamento de reprodução assistida. Quando se traz um tema tão importante para o ambiente acadêmico, por ser um local que se pode construir conhecimento, é motivador, principalmente, falando da multidisciplinaridade, da importância do papel de cada profissional”, ressaltou. 

Ane Caroline Soares, que estuda no 4º período do curso de Psicologia, agradeceu ao colegiado do curso pela ação. “A abordagem do tema foi excelente. Não tinha conhecimento sobre o assunto de forma interdisciplinar. Futuramente penso em aprofundar o assunto em meu TCC. Muito bom”.  

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.