Três estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, campus III, Uneb, em Juazeiro, representarão o nordeste durante a edição nacional do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, entre os dias 4 a 9 de outubro. Nesta edição, assim como na edição passada, o Intercom Nacional será inteiramente na modalidade virtual.
Dentre os trabalhos concorrentes está o artigo "O papel da oralidade no livro-reportagem do Terreiro Ylê Asé Ayrá Onydancor", de autoria dos graduandos Marcus Vinicius Gomes e Paloma Cristina da Silva, com a orientação das professoras do curso de Jornalismo Dra° Márcia Guena e Ceres Santos.
O artigo é um dos três finalistas do Prêmio Vera Giangrande (2021). Para a estudante Paloma é muito significativo está entre os três finalistas nacionais nesta premiação pela natureza do trabalho: "Um dos maiores objetivos do trabalho é contribuir na construção da história negra da região, há uma lacuna de informações e fontes, bem como de interesses acadêmico e jornalístico, apesar de Juazeiro concentrar 73% de população negra (IBGE/SIDRA)" afirma a estudante.
O outro finalista é o egresso Fernando Alves com o trabalho experimental "Construção do site da Paróquia Sagrada Família do bairro José e Maria em Petrolina-PE", orientado pela professora Tereza Leonel. O jornalista Fernando Alves foi vencedor da categoria regional, durante o Intercom Interregiões 2021, concorrendo com outros trabalhos da região nordeste e se classificando para etapa nacional. Para a professora Tereza Leonel, a premiação contribui com toda a universidade: "Esse prêmio é extremante relevante para universidade, para o curso de Jornalismo especificamente, porque mostra o quanto a academia está contribuindo para construção de saberes, dialogando com a sociedade e com a comunidade na qual estamos envolvidos", concluiu a docente.
A chegada até a classificação envolve um trabalho de seleção muito criterioso. Os coordenadores do evento selecionam os melhores trabalhos em cada divisão temática e por região, em seguida, a diretoria da Intercom os submete à apreciação de um júri formado por professores especializados em cada área e oriundos de todas as regiões do país. A avaliação considera a contribuição ao ramo de estudo, o embasamento bibliográfico, o formato de apresentação e o conteúdo do trabalho.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.