RedeGN - Imprimir Matéria

Colegiado Escolar será implantado em escolas municipais de Juazeiro para promover gestão participativa

29 de Sep / 2021 às 07h00 | Charges

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), irá implantar nas escolas municipais o Colegiado Escolar. A implantação do órgão no município é uma iniciativa pioneira que visa a gestão participativa e democrática das escolas. Nesta terça-feira (28), o Colegiado Escolar foi apresentado aos gestores e vice-gestores das unidades de ensino da sede e interior, através de uma formação pedagógica presencial.

A prefeita Suzana Ramos prestigiou o evento, que teve a participação de representantes das 138 escolas municipais, da secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, e equipes técnicas da Seduc. No local, os gestores receberam orientações sobre o funcionamento do órgão, que deverá ser composto por representantes dos professores, gestores, servidores, pais, alunos e comunidade, escolhidos por meio de eleição.

"Essa é mais uma iniciativa adotada pela gestão municipal, em prol de um ensino com mais qualidade em Juazeiro. A implantação do Colegiado Escolar resultará em uma maior participação da comunidade nas ações das escolas", enfatizou Suzana Ramos.

A secretária Normeide Almeida destacou a importância desse primeiro evento presencial que reúne os gestores, e ressaltou o empenho da categoria para o desenvolvimento do projeto. "O Colegiado Escolar é importante por proporcionar a tomada de decisões de forma conjunta, construídas com a participação da comunidade. Sei que será mais uma iniciativa bem-sucedida, pois conheço o empenho dos gestores na condução dos projetos da educação", afirmou a gestora da Seduc.

A gestora Isabel Cristina Amorim, da Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Pereira da Paixão, aprovou a iniciativa e destacou que irá fortalecer os vínculos entre comunidade e escola. "Para a gente vai ser muito importante e vai fazer com que a comunidade possa decidir em conjunto com a escola, todas as ações que irão permear o futuro escolar", destacou Isabel.

O Colegiado

Instituído pela Lei estadual 11043/2008, o Colegiado Escolar é um órgão de função deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Seu objetivo é promover a gestão participativa das escolas, para promoção da autonomia pedagógica, administrativa e financeira das unidades de ensino.

"Nós sabemos que as escolas onde foi implantada a gestão participativa e democrática são um sucesso em todo o país. Então, o município reconhecendo isso, está implantando o Colegiado Escolar em toda rede municipal",  explicou a diretora de Supervisão Escolar, Amélia Pedra.

Durante o evento, os gestores receberam ainda, orientações sobre os Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e para Autonomia Financeira da Escola (Proafe).

Ascom SEDUR/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.