Ministério da Saúde recua e volta a liberar vacinação de adolescentes contra a Covid-19

22 de Sep / 2021 às 22h15 | Coronavírus

O Ministério da Saúde recuou e voltou a liberar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, mesmo os sem comorbidades, contra a Covid-19. A imunização na faixa etária foi retomada um semana após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticar campanha antecipada dos estados e falar que existem "eventos adversos a serem investigados".

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, reforçou, durante coletiva, que “os benefícios da vacina são maiores que os efeitos adversos”.

A pasta ressaltou que os adolescentes só poderão ser imunizados com vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o grupo. Atualmente, apenas a Pfizer é autorizada para esta faixa etária.

De acordo com a Anvisa, o caso do óbito “tratou-se de um quadro clínico característico de Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PTT), uma doença autoimune”.

Outro motivo que levou a pasta a recomendar a suspensão foi a suposta imunização de adolescentes com outras vacinas que não a da Pfizer, a única aprovada pela Anvisa. “Se houve erro na aplicação, é necessário uma vigilância”, disse Cruz.
 

G1

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.