RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Juazeiro promove ação ambiental para Ilha do Rodeadouro

18 de Sep / 2021 às 16h12 | Variadas

A Ilha do Rodeadouro, um dos balneários mais visitados por moradores e turistas em Juazeiro, recebeu nesta sexta-feira (17) uma ação ambiental, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP).

Funcionários da SESP realizaram capina e limpeza em pontos críticos da Ilha do Rodeadouro. Já as equipes de Fiscalização Ambiental e de Ordenamento Urbano da Semaurb promoveram uma grande ação educativa entre os barraqueiros que trabalham no balneário.

Foram doadas pela Prefeitura 40 lixeiras com capacidade para 120 litros, além de sacos de lixo, com o objetivo de dar uma destinação adequada dos resíduos sólidos e deixar o ambiente mais limpo entre as barracas. A ação foi comemorada por Edimilson dos Santos Benevides, barraqueiro há mais de 30 anos no local. "Tudo o que for feito de melhoria, que venha para somar e ajudar, irá beneficiar todo mundo aqui no Rodeadouro", disse o barraqueiro.

Os barraqueiros também foram orientados pelos fiscais da Semaurb para deixarem um trecho da faixa de areia às margens do Rio São Francisco sem mesas e cadeiras, facilitando a livre circulação dos banhistas. "Esse projeto de ordenamento da faixa de areia é importante demais, porque deixa mais espaço para a circulação de pessoas e melhora a questão da acessibilidade aos banhistas e visitantes que vêm desfrutar da ilha. Isso vai melhorar a qualidade do atendimento aos turistas que visitam nossa região", frisou o guia de turismo, Rafael Leôncio.

Parceria

A intervenção ambiental da Prefeitura de Juazeiro é uma parceria com a Associação de Barraqueiros da Ilha do Rodeadouro. "Essa parceria com a Prefeitura de Juazeiro realmente vai trazer mais benefícios, não só para os moradores e barraqueiros daqui, mas principalmente para os visitantes que vêm usufruir da Ilha do Rodeadouro, para que eles saiam daqui levando uma visão positiva, vejam que aqui está organizado, que tanto a Associação quanto a Prefeitura estão se preocupando com esse cartão postal, é isso que a gente almeja", disse a presidente da Associação dos Barraqueiros, Edivânia dos Santos Benevides.

Ação contínua

O objetivo da Semaurb é de uma vez por mês realizar um monitoramento na Ilha do Rodeadouro, ouvindo os barraqueiros e visitantes, em busca de melhorias para o local.

"Estamos começando o ordenamento da Ilha do Rodeadouro, pretendemos pelo menos uma vez por mês fazer um monitoramento. Nesse primeiro momento foi mais a questão educativa, com a doação das lixeiras e orientando os barraqueiros para não colocarem mesas e cadeiras margeando o rio. No segundo momento, se houver algum descumprimento ao ordenamento, iremos notificar; e no terceiro momento, caso continuem, então aplicaremos o auto de infração. Mas acreditamos que não será preciso chegar a esse ponto, porque houve uma boa aceitação por parte dos barraqueiros quanto ao ordenamento que estamos iniciando. Nosso objetivo é estar mais presente na Ilha Rodeadouro e promover uma educação ambiental, para deixar esse ponto turístico limpo e agradável", destacou o diretor de fiscalização ambiental, Hudson Duarte.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.