RedeGN - Imprimir Matéria

Cuidado socioemocional: Prefeitura de Juazeiro prepara profissionais da rede municipal de educação para retorno presencial

16 de Sep / 2021 às 13h00 | Variadas

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou na quarta-feira (15), a formação "Cuidar de mim: Bem-estar e Saúde Mental". O objetivo do evento foi preparar socioemocionalmente os profissionais para o retorno às aulas presenciais.

O encontro, transmitido através de live no canal da Seduc no YouTube, reuniu 229 participantes, entre gestores, coordenadores, secretários escolares, assistentes administrativos, além de colaboradores da própria secretaria.

A psicóloga e professora do colegiado de Psicologia da Univasf, Virginia Passos, foi convidada para mediar o diálogo que abriu espaço para que os profissionais compartilhassem experiências e expusessem aspectos que possam ter causado algum tipo de instabilidade, a fim de acolher e apoiar esses profissionais.

Para a assessora pedagógica do Ciclo de Alfabetização, Michele Viana, a formação trouxe reflexões sobre o autocuidado para manutenção da saúde física e mental. "Foi um momento muito importante, pois dialogamos sobre a importância do planejamento de horários e rotinas para que as atividades laborais não ultrapassem os limites, retirando dos profissionais seus momentos de lazer, prazer e até mesmo ócio", comentou.

Desafios: O Ministério da Educação, junto ao Conselho Nacional de Educação, estabeleceu diretrizes nacionais orientadoras de medidas para o retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar.

De acordo com o gerente de formação, Pedro Felipe Carneiro, o "Cuidar de mim: Bem-estar e Saúde Mental" é uma das ações implementadas pela Seduc no cumprimento dessas normativas federais. "O retorno das aulas presenciais é um desafio para todos. A pandemia trouxe diversas dores tanto para a vida profissional, quanto pessoal. Queremos criar um momento de reflexão e de fortalecimento", disse.

Posteriormente, serão organizadas outras reuniões para tratar de saúde socioemocional com todas as categorias que compõem a rede de educação do município.

Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.