Teve início nesta segunda-feira (13), na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, a I Semana do Setembro Amarelo. O evento foi iniciado com a palestra da psicóloga do serviço Tatiany Torres, às 15h, e segue até sexta-feira (17) com uma programação voltada para funcionários e colaboradores.
A Semana é uma iniciativa do Serviço Social em Ação em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). O objetivo geral é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio, e inclui a promoção da capacitação dos profissionais de saúde, além dos grupos de acolhimento em saúde mental.
"Esperamos que seja uma semana muito produtiva e de conhecimento para todos", ressalta otimista a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.
Na UPAE, também está sendo desenvolvido este mês um trabalho voltado para os pacientes e acompanhantes. Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio são incentivados a compartilhar suas histórias e a procurar ajuda profissional.
"Estamos realizando momentos de conversa com os familiares, pacientes e disponibilizando a caixinha do desabado para todos aqueles que precisam ser ouvidos", acrescenta Nazaré.
A coordenadora geral do serviço, Grazziela Franklin, destaca a importância do cuidado que gera o cuidado. "Estamos aqui para cuidar, mas também precisamos cuidar dos nossos, afinal um doente não ajuda o outro. Na UPAE o cuidado é de dentro para fora e saúde mental é um dos temas que trabalhamos continuamente, pois praticamos de fato a saúde na sua integralidade", justifica.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.