Com o tema “Educação bilíngue para Surdos: Como chegamos até aqui?”, o Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o evento “Dia Nacional dos Surdos – Segunda Semana Comemorativa”, no período de 13 a 17 de setembro.
A iniciativa tem como objetivo disseminar o uso e aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na região e, assim, proporcionar a interação entre a comunidade acadêmica ouvinte e surda e a sociedade em geral. O evento será realizado pelo canal Libras Studio no YouTube, a partir das 9h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até sexta-feira (10).
O evento, alusivo ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro, é aberto à participação de estudantes e professores da educação básica e superior, membros da comunidade surda e à sociedade em geral. As inscrições podem ser feitas pelo site da Semana Comemorativa. A programação irá contar com minicursos, oficinas, palestras e rodas de conversa, que terão a participação de 16 convidados.
Entre os temas a serem abordados destacam-se “Mães surdas e a comunicação com a comunidade escolar dos filhos(as): Partilhando vivências”, que será tratado numa roda de conversa; e “Compartilhando experiência de educação bilingue com crianças surdas”, assunto de uma palestra com a professora de Libras Helayne Cardoso. Na abertura da Semana Comemorativa, haverá a palestra “Educação bilíngue para surdos: como chegamos até aqui?”, que será ministrada pelo presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Antônio Campos de Abreu.
A professora do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Univasf Maria Nacelha Ferreira Oliveira, idealizadora do evento, lembra que, embora a comunidade surda já tenha conquistado o reconhecimento de sua língua natural em 2002 e muitos direitos linguísticos através de leis e decretos, diariamente as pessoas surdas veem parte desses direitos sendo negligenciados. “Segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,1% da população do Brasil apresentam alguma perda auditiva, ou seja, 9,7 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo de pessoas surdas usuárias de Libras. Por isso, se torna urgente a visibilidade desse povo e a disseminação de informações sobre Libras e a sua cultura, dentro e fora da academia”, afirma.
O “Dia Nacional dos Surdos – Segunda Semana Comemorativa” conta com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), do Núcleo de Acessibilidade de Inclusão (NAI) da Univasf, da TV Caatinga, do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Associação de Surdos de Petrolina (ASP). Mais informações e a programação detalhada estão disponíveis no site do evento.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.