A Secretaria de Educação de Sobradinho, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), realizou a I edição do Encontro IntegrAção Territorial de Dirigentes Municipais de Educação do Território Sertão do São Francisco, nesta quinta-feira (02), no Memorial da CHESF.
Estiveram reunidos, além de gestores escolares das redes municipal, estadual, particular e filantrópica de Sobradinho, os Secretários de Educação e técnicos pedagógicos, representantes de 09 cidades que compõem o Território de Identidade.
A mesa de abertura do evento foi composta pela Secretária de Educação de Sobradinho e coordenadora do Território Sertão do São Francisco na Undime-BA, Ducilene Kestering, pelo presidente da UNDIME Seccional Bahia, Professor Raimundo Pereira, Chefe de Gabinete, Joselito Santos Macedo, ex-prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti e sua esposa, Fernanda de Cássia, Secretária de Educação de Remanso, além dos palestrantes convidados, Professores Celito Kestering e Lucas Santiago.
"Com o objetivo de integrar dirigentes de Educação e suas equipes técnicas para um diálogo em torno das inquietações e planejamentos, a Secretaria de Educação realizou o evento junto à Undime-BA com o apoio incondicional do Prefeito Cleivynho Sampaio. A ideia visa a de experiências, efetivação de uma gestão de excelência em nossos municípios que garanta a todos os nossos estudantes o direito à aprendizagem. Então, estamos felizes por receber os dirigentes e técnicos de Pilão Arcado, Sobradinho, Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá e Juazeiro. Acolher o nosso presidente da Undime-BA, Professor Raimundo e nossa secretária executiva, Sônia Magaly foi muito gratificante e trouxe-nos a certeza do compromisso firmado entre a Undime-BA e o Território na defesa da Educação da Bahia", disse Dulcilene Kestering.
A secretária também falou da importância da participação da Undime-BA no evento, que possibilizou o fortalecimento do vínculo com os municípios.
"O presidente da Undime-BA ouviu as demandas dos representantes dos municípios, fortalecendo vínculos de avizinhamento e possibilitando-nos orientações para unidade no enfrentamento dos desafios provocados pela suspensão das aulas presenciais. O Território de Identidade não parou, todavia, sabemos que as lacunas são grandes e as desigualdades sociais aumentaram. Assim, a escuta favorece as trocas de experiências, união e integração em torno de um retorno bem planejado e articulado, apesar das especificidades de cada município presente. Estamos juntos na luta por uma educação de qualidade social e saímos mais fortalecidos por entender que, apesar da diversidade, dos municípios terem muitos problemas em comum, a escuta foi importante para fazermos uma gestão de excelência. Então, conhecer melhor a missão do dirigente de Educação e entender seu papel social no campo da educação, é indispensável para que a nossa gestão seja ideal para causar resultados pretendidos," concluiu Ducilene.
"Em encontros como esse, temos a possibilidade de ouvir relatos de experiências exitosas. Além disso, podemos através do debate conjunto, descobrir como de fato produzir, mesmo em tempos de pandemia, uma educação pública gratuita, equitativa, inclusiva e de qualidade social para todos. Portanto, a UNDIME está hoje aqui para poder, junto aos municípios do território, mobilizar, integrar e implementar políticas públicas voltadas para o aluno, pois acreditamos que ninguém faz educação sozinho, pelo contrário, ela é feita literalmente por parcerias, e quando temos um coletivo, a experiência exitosa de um município acaba sendo referência para o município vizinho", afirmou Raimundo Pereira, presidente da UNDIME Seccional Bahia.
Os palestrantes destacaram a importância do papel dos educadores dentro do processo de descoberta e construção da identidade no mundo do educando e como as relações humanas devem ser valorizadas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.