Um projeto concebido a partir do consórcio Univasf; Facape; CDL; Sindilojas; Otimize; Sebrae e Prefeitura de Petrolina, foi aprovado no edital de Apoio ao Credenciamento de Ambientes para Inovação em Pernambuco, da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco).
A proposta contemplada foi coordenada pelo Prof. Dr. Max Santana Rolemberg Farias, docente do curso de Engenharia de Computação (CEComp) e do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Univasf.
Intitulado INNOVATION LABS: Um ambiente para Difusão da Inovação no Sertão do São Francisco, o projeto está entre as 15 propostas aprovadas no Edital 18/2020 da Facepe, que tem como objetivo apoiar a criação e o fortalecimento de ambientes para inovação no estado de Pernambuco. O projeto foi preliminarmente aprovado com um orçamento de R$ 100.800,00 para 24 quotas de bolsa para o coordenador.
"Nos últimos anos, a sociedade vem exigindo novas competências para os diversos setores econômicos, principalmente o comércio. Para melhorar seus processos e aumentar a competitividade, a região precisa passar por um processo de transformação digital por meio da difusão da inovação e com isso, ser capaz de identificar e explorar oportunidades com acesso às novas tecnologias habilitadoras e práticas sustentáveis", diz o coordenador do projeto, Max Santana.
Recentemente, o Innovation Labs, conseguiu aprovar três Programas de Extensão Tecnológica (PET) no Edital 12/2021 da Facepe, que teve como objetivo contribuir para a formação qualificada de recursos humanos em nível de ensino médio, técnico e de graduação do Estado de Pernambuco. Os PETs são formados a partir da parceria da CDL e Otimize, ambas parceiras do Innovation Labs, com o objetivo de contribuir na formação de recursos humanos para o comércio eletrônico. Os 3 PETs foram preliminarmente aprovados com um orçamento total de R$ 71.800,00 para 4 quotas de bolsa para cada coordenador e 90 quotas de bolsa para 30 alunos extensionistas realizarem estágio tecnológico. Os programas aprovados são: Desenvolvedor de loja virtual; Gerente de loja virtual e Análise de dados de loja virtual.
"Cada PET terá uma duração de 30 horas, onde os alunos serão capacitados nas tecnologias utilizadas em lojas virtuais. Ao final do curso, serão selecionados 10 alunos do ensino médio, técnico ou superior para realizar estágio de 3 meses em uma empresa local, para praticar os conhecimentos adquiridos durante o programa", destaca o Prof. Max Santana
INSCRIÇÕES - As inscrições para os PETs devem ser feitas seguindo as instruções do edital, que será publicado no site do Innovation Labs (https://bit.ly/3DEh0nB). O candidato deve preencher o formulário de inscrição no período de 06 à 12 de setembro de 2021.
O início do curso está previsto para o próximo dia 16 de setembro, encerrando no dia 26 do mês corrente.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.