Raffani é mais um político de Juazeiro vítima de criminosos no golpe do WhatsApp

01 de Sep / 2021 às 16h00 | Variadas

Mais um político de Juazeiro-BA está sendo alvo de criminosos, que se passam por essas pessoas e tenham convencer os contatos a fazer uma transferência em dinheiro via PIX. Dessa vez, o alvo foi Raffani, ex-candidato a prefeitura de Juazeiro nas últimas eleições municipais. A atual gestora do município, Suzana Ramos, e seu vice, Leonardo Bandeira, também já foram vítimas de criminosos.

"Peço atenção a essa nota oficial nas minhas plataformas de rede social. Golpistas estão usando um perfil falso em meu nome (Raffani) e com minha foto (retirada do meu Instagram ou Facebook) para pedir dinheiro, e fazer pix, usando o número de WhatsApp +55 74 9968-4228. Uma das pessoas contactada, foi nosso amigo Dr Ricardo Penalva - diretor do Procon de Juazeiro-BA; ao qual, pelo comportamento expressado pelas mensagens digitadas, logo percebeu que se tratava de uma tentativa de golpe e de prontidão entrou em contato comigo", contou Raffani em material enviado por sua assessoria de comunicação à imprensa.

De acordo com o polícito, medidas legais já estão sendo tomadas contra os criminosos. "Não atendam a essas solicitações e bloquei por favor. Peço que repassem ao número maior de pessoas para as mesas não serem lesadas pelo tal. Medidas legais já estão sendo tomadas pela nossa assessoria jurídica e de comunicação. Grato desde já", diz a nota.

Outros alvos

Em junho, golpistas usaram a imagem do vice-prefeito de Juazeiro, Leonardo Bandeira, para subtrair dinheiro de terceiros. Leonardo ficou sabendo do golpe após a vítima, funcionário de uma lanchonete que ele frequenta entrar em contato e informar o caso. Tudo aconteceu quando a pessoa, se passando pelo vice-prefeito, fez um pedido pelo WhatsApp e pediu para falar com o motoboy que faria a entrega.

O motoboy visualizou a foto do vice-prefeito no contato do zap e acreditou no conteúdo das mensagens enviadas. O criminoso pediu ao mesmo para transferir R$ 800 para uma pessoa e sob a promessa de que seria recompensado no momento da entrega do pedido feito na lanchonete. Após transferir o dinheiro, o funcionário da lanchonete decidiu falar com o dono do estabelecimento que desconfiou do golpe.

Já no início do mês passado, a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), teve o número de celular clonado. O caso foi descoberto quando pessoas próximas relataram ter recebido mensagem do número dela pedindo transferência via Pix pelo Whatsapp. Na época, a Prefeitura Municipal de Juazeiro afirmou, em nota, que as medidas legais cabíbeis já estão sendo adotadas e alerta que quem receber mensagem se passando pela prefeita, principalmente relativa a solicitação de transferência, deve desconsiderar, pois trata-se de golpe.

Da Redação RedeGN / foto: arquivo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.