RedeGN - Imprimir Matéria

Artigo - 20 anos, e talvez você não tenha percebido...

26 de Aug / 2021 às 23h00 | Espaço do Leitor

Transformação digital. A combinação dessas duas palavras parece algo novo para você? A verdade é que já faz duas décadas que mudamos o nosso jeito de se relacionar, comprar, assinar documentos... Mudamos o nosso jeito de viver.

O papel deu lugar ao arquivo eletrônico, e a caneta ao certificado digital. A loja física divide espaço e a preferência dos consumidores com o e-commerce. Abrir uma conta no banco ou resolver uma pendência com a Receita tornaram-se atividades simples e que podem ser realizadas sem sair de casa, on-line.

Por trás de todas essas mudanças, e outras tantas, está a tecnologia e o trabalho incansável da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, que em 24 de agosto de 2001 iniciou sua história para mudar a nossa vida e o nosso país. Foi a partir da concepção dela que a certificação digital nasceu, cresceu, amadureceu e segue evoluindo para viabilizar transações digitais seguras e - não menos importante - simples, que facilitam a vida dos cidadãos e empresas.

Os impactos positivos da certificação digital podem ser vistos e desfrutados por todos. Engana-se quem pensa que somente os titulares de certificados digitais se beneficiam da tecnologia. Isso não é verdade, e eu explico com alguns exemplos. Quando você faz uma compra on-line e recebe a mercadoria no conforto da sua casa, com nota fiscal eletrônica, é o certificado digital da empresa da qual você comprou que proporcionou isso.

Quando você faz uma consulta médica on-line e recebe sua receita assinada digitalmente ou um pedido de exame sem ter que ir presencialmente no consultório, é o certificado digital do médico que viabilizou isso. Quando a instituição de ensino te dá a opção de receber o seu diploma no formato digital de maneira rápida, é o certificado que está por trás dessa comodidade.

São apenas três situações simples e que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, porque evoluímos, mas, também, por conta da pandemia, que nos forçou a olhar com mais atenção à importância da tecnologia em nosso dia a dia.

A certificação digital só existe e está transformando o nosso país porque por trás há o compromisso da ICP-Brasil com a modernização e a manutenção da segurança nas relações no meio digital.

A transformação já aconteceu. Agora, estamos evoluindo como pessoas, como profissionais. A cada dia aprendemos que podemos fazer mais coisas em menos tempo. Se antes era preciso ir a um local de atendimento para ter um certificado, hoje você pode solicitá-lo 100% on-line por videoconferência. Se antes era preciso se deslocar para assinar e levar à outra parte um documento, hoje é possível firmar um contrato em poucos minutos, on-line e a qualquer hora e de qualquer lugar.

Obrigado, ICP-Brasil. Que venham mais 20 anos para melhorar a nossa vida e o nosso país.

*Leonardo Gonçalves é diretor de Relações Institucionais da CertiSign, IDTech e a Autoridade Certificadora líder no país.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.