RedeGN - Imprimir Matéria

Polícia Militar de Juazeiro comemora 'Dia do Soldado'

25 de Aug / 2021 às 19h30 | Policial

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), comandada pelo coronel PM Coutinho, representado pelo coronel PM Valter Araújo, comandante do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), realizou na manhã desta quarta-feira (25), a solenidade Cívico-Militar em Homenagem ao Dia do Soldado, na área cívica do 3° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em Juazeiro-BA.

A finalidade, segundo o CPRN, "é preservar o sentimento de civismo nos integrantes da Corporação; homenagear o efetivo militar estadual, em decorrência do referencial simbólico, atribuído ao 'Dia do Soldado'; fomentar, através do reconhecimento com a entrega da homenagem 'Destaque Operacional' e 'PM Padrão da PMBA 2020' e enaltecer os valores institucionais", disse.

Sendo assim, foram entregues aos Policiais Militares de duas guarnições pertencentes a 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Jacobina, o Prêmio Destaque Operacional 2021. Na oportunidade, também foram entregues os certificados aos Policiais Militares eleitos PM Padrão PMBA 2020, das Unidades Policiais Militares do município de Juazeiro.

O coronel PM Valter Araújo, em discurso, falou sobre a importância de valorizar o Policial Militar em reconhecimento a sua dedicação e compromisso à causa da segurança pública. Por fim, parabenizou todos os agraciados.

Dia do Soldado

Nesta quarta-feira, 25 de agosto, é lembrado o Dia do Soldado. A data entrou no calendário de comemorações brasileiras em 1923. Conforme a hierarquia da carreira militar, soldado é o posto inicial, sendo seguido de cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente-coronel, e por fim, coronel. 

O Dia do Soldado é comemorado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, nascido no dia 25 de agosto de 1803 e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro. Ao lado de outros comandantes célebres, o Duque conseguiu grandes vitórias sobre as tropas do ditador paraguaio Solano Lopez entre os anos de 1866 e 1868, naquela que foi a maior guerra já vista na América do Sul, a Guerra do Paraguai.

Duque de Caxias faleceu em 7 de maio de 1880. 

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.