O colaborador da REDEGN, Ney Vital é o mais novo membro aprovado e aceito na Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. A RBJA – Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental foi criada no segundo semestre de 1998 para viabilizar o aprimoramento da atividade jornalística em temas de meio-ambiente e qualidade de vida e o intercâmbio de informações, textos e experiências, oportunidades de trabalho e estágios, entre jornalistas e estudantes de jornalismo.
Graduado e especialista em Ensino de Comunicação Social pela Universidade do Estado da Bahia, Ney Vital, atualmente é aluno do CETEP, no Curso de Agroecologia.
A Rede de Jornalismo Ambiental tem sede em São Paulo e tem como objetivos principais discutir jornalismo ambiental, integrar jornalistas que divulgam os temas da sustentabilidade e ser uma ferramenta para troca de informações sobre fontes especializadas.
“A REDEGN tem sido um dos principais meios de comunicação do Nordeste e do Brasil em reportagens focadas também no meio ambiente, a partir de Juazeiro Petrolina e região. Somos um meio que pauta e denuncia a possível instalação de uma Usina Nuclear com uso das águas do Rio São Francisco e assistimos jornais do Sudeste e Europa pautando o tema. Ampliamos o nome deste veículo de comunicação que ganha mais espaços, sendo fonte de troca de informações, saberes com os maiores meios de comunicação do Brasil e do mundo. Nosso foco é a defesa da caatinga, do rio São Francisco e buscamos enfocar a prestação de serviço gerando melhor qualidade de vida”, finalizou Ney Vital.
Há muito o jornalista o jornalista dedica-se à pauta socioambiental. Apresentador de um Programa de Rádio, Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga e seus Amigos, um dos temas é a ecologia.
Ney Vital roteiriza e apresenta na emissora várias músicas que propõe vivermos num mundo auto-sustentável, procurando despertar a sociedade para a importância do debate de questões que estão intrinsecamente relacionadas ao modelo socioeconômico em que estamos imersos.
Os seguidores do jornalismo ambiental não têm dúvidas: lutam por um mundo melhor. Por meio da profissão, denunciam irregularidades de obras, apontam erros de planejamento e apresentam medidas que podem melhorar nossa vida. Com relevância na sociedade, o segmento se organiza para se consolidar e fazer com que a sustentabilidade se torne parte do cotidiano do cidadão.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.