O evento-teste da retomada setor de entretenimento em Salvador vai acontecer para 500 convidados, na sexta-feira (27), às 18h, no Centro de Convenções, que fica no Bairro da Boca do Rio. A informação foi divulgada pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis, nesta segunda (23).
De acordo com Bruno Reis, o cantor Gerônimo, a cantora Márcia Castro e os grupos Afoxé Darajú de Odé e Telefunksoul farão shows no evento. A prefeitura também vai montar lounges que comportam até quatro pessoas cada.
"Esse evento será em um formato de show a céu aberto e o espaço será todo dividido por disciplinadores", afirmou o prefeito.
O evento será bancado por apoiadores, que serão responsáveis pelo pagamento dos cachês dos artistas.
Protocolos
Segundo o prefeito, o objetivo do evento-teste é testar protocolos e operações que foram previamente analisados pelos órgão municipais envolvidos e autoridades de saúde. As diretrizes usadas no show, que será feito em espaço aberto, servirão de base para a volta gradual do setor.
"Eu esperei vacinar 100% da população para realizar esse evento", disse Bruno Reis.
Confira os protocolos que serão adotados para o evento-teste:
Os convidados deverão ter acima de 18 anos e ter tomado, pelo menos, a primeira dose ou dose única de alguma vacina contra a covid-19 até o dia 27 de julho de 2021;
Os convidados serão testados antes do dia do evento;
Todos voltarão a ser testados após o evento;
O uso de máscara será obrigatório;
Para acessar o evento, as pessoas terão a temperatura aferida;
A fila para os banheiros será organizada com distanciamento;
O Staff e a estrutura do evento vão garantir que os convidados acessem os lounges de forma rápida.
Durante uma reunião na quarta-feira (18), a Prefeitura de Salvador afirmou que já tinha protocolos de saúde definidos. Na oportunidade, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que não ia se opor à realização da festa.
Até a semana passada, a gestão municipal se limitava a dar detalhes sobre o evento – que já foi adiado uma vez. Informações iniciais eram de que as pessoas teriam que estar vacinadas, com comprovante de vacinação.
Um decreto do governo da Bahia, publicado na edição de sábado (21) do Diário Oficial do Estado, autoriza eventos e atividades com a presença de público de até 500 pessoas, entre outras flexibilizações.
O documento mantém a proibição de shows, festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, contudo permite a realização de eventos-teste.
O decreto estadual estabelece que poderá ser realizado evento monitorizado de avaliação (evento-teste), com o objetivo de realizar estudos sociais e diagnósticos, nos termos dos atos normativos específicos editados pelos Municípios que mantenham a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID inferior a 50%, por cinco dias consecutivos.
Na sexta-feira (20), o prefeito de Salvador autorizou o funcionamento de bares e restaurantes até as 3h. O gestor justificou que a iniciativa segue o cenário atual da Covid-19 na cidade.
Nesta segunda, Salvador vacinou adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, com comorbidades e fez repescagem da primeira dose para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e para gestantes e puérperas.
Carnaval
O principal evento de Salvador é o carnaval e a edição de 2022 ainda não está confirmada. O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, e o governador da Bahia, Rui Costa, já condicionaram a realização da festa com o avanço da vacinação.
No dia 17 de maio, Bruno Reis, afirmou que fará todo o esforço possível para que o carnaval de 2022 seja realizado na capital baiana.
“O que depender desse prefeito aqui, vai ter carnaval ano que vem. O esforço que pudermos fazer, inclusive se houver disponibilidade de doses no segundo semestre para comprar, para vacinar a população, eu tenho disposição de comprar. Para garantir que tenha carnaval ano que vem”, falou Bruno Reis.
Cinco dias antes, o governador Rui Costa já havia declarado que acha ser possível a realização do carnaval de Salvador em 2022. Para o governador, a população baiana, e brasileira como um todo, já deverá estar vacinada até o fim do ano, o que permitiria a realização da festa momesca.
"Acho absolutamente viável. Acho que tem todas as condições de vacinar a população brasileira e baiana ate o final do ano", falou Rui, que também se mostrou otimista em relação às atividades de turismo no próximo verão. "
Acho possível ter não só carnaval, mas o verão, com a volta do turismo com mais força, a partir de janeiro do ano que vem", falou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.