O Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Bahia, que recebe mulheres do município e de cidades que fazem parte da rede PEBA (Hospitais de Pernambuco e Bahia), em cerca de 50 municípios, para partos de baixa complexidade é alvo de denúncias por parte de familiares de gestantes.
Segundo elas, o "hospital está sem realizar partos devido a falta de vagas, também de material e estrutura para atendimento".
Através do Programa de Rádio, apresentado pela radialista Sibele Fonseca, na manhã desta quarta-feira (18), a direção do hospital, confirmou a informação. No entanto, de acordo com Graça Carvalho, gestora da unidade, "não se trata de um fechamento, mas o serviço está suspenso por falta de vagas".
Através de nota o Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro declarou que 'não foi comunicado do fechamento temporário do Hospital Materno Infantil em Juazeiro"
Uma das denúncias acusa que a falta de material é o motivo da não realização de partos. "A informação que passaram para nós é de que, por falta de material as pacientes estão já sendo encaminhadas pela Central de Regulação para outros hospitais, inclusive para outras cidades, como Senhor do Bonfim. Não tem mais material para atender a nenhuma gestante”, disse um familiar de paciente ao site Preto no Branco.
“O hospital não foi fechado, mas estamos sem vagas, e informamos a Central de Regulação para procurarem encaminhar pacientes de outras cidades, para outras Instituições. Além da limitação de equipamentos, como sala cirúrgicas, estamos com escassez de Campo Cirúrgico, que são os panos utilizados para cirurgias, porque nossos fornecedores estão com dificuldades de matéria prima para fabricação, o tecido Brim, que é o apropriado. Procuramos no comércio local, mas não encontramos, pois está em falta no mercado”, informou a diretora do Hospital.
O Hospital de Maternidade, de acordo com informações possui 54 leitos ativos e realiza 400 partos por mês.
A reportagem de REDEGN solicitou informações a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.