Com a temática "A saúde mental no âmbito educacional: Docência versus pandemia", a Secretaria de Educação organizou na última quinta-feira (12), um encontro formativo com os gestores escolares das 12 instituições componentes do Sistema Municipal de Ensino.
O encontro contou com a participação do psicólogo clínico, Jerre Vanzo, profissional da equipe do CRAS, convidado através de parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
"Dentro de nossas escolas, a saúde física, mental e emocional dos profissionais e estudantes sempre foi uma preocupação, e ainda mais agora nesse contexto de pandemia, isso se tornou um grande foco para a continuidade do trabalho. E uma vez que perdas e traumas aconteceram ao redor da comunidade escolar, convidamos um profissional capacitado para conversar com as gestoras sobre os desafios que a docência tem enfrentado com a pandemia", esclareceu a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.
Durante o encontro também foi realizada a apresentação oficial do Programa "Aprender Valor", uma iniciativa do Banco Central do Brasil, que prevê que os estudantes do ensino fundamental de todo o país, tenham acesso à educação financeira já na escola e adquiram conhecimentos sobre formas de melhorar a gestão do dinheiro.
De acordo com a secretaria de educação, o Aprender Valor tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo com estudantes das escolas públicas brasileiras.
Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa vem sendo implementado desde o início de 2020, e a partir de 2021, a iniciativa entra em fase de expansão nacional, possibilitando que outras escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa.
"Tratar sobre Educação Financeira no contexto escolar e levar o tema para dentro das salas de aula, é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais. A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxilia a inserção crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, o programa aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa", afirmou, Ducilene Kestering.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.