A Rede Municipal de Ensino de Petrolina vai retomar as aulas presenciais de forma gradativa a partir da próxima segunda-feira (9), nas quatro Escolas de Tempo Integral. Seguindo o cronograma do Protocolo de Retorno das Atividades Escolares, construído com vários atores que compõem a educação e saúde pública, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, se planeja desde o ano passado para receber os alunos e assim, retomar a rotina escolar suspensa em virtude da pandemia.
O retorno às aulas presenciais será opcional e híbrido, ou seja, as famílias vão poder decidir se enviam as crianças para as aulas presenciais ou se as mantêm, somente, no ensino remoto. Para isso, a Secretaria disponibilizou um termo de responsabilidade que foi preenchido e assinado pelos responsáveis dos estudantes, autorizando a modalidade de ensino que o aluno participará. Visando garantir a segurança de toda comunidade escolar, as salas de aula funcionarão inicialmente com 50% da capacidade. Para isso, as turmas serão divididas em grupos, que irão revezar a ida às escolas, para garantir o distanciamento de 1 metro em salas ventiladas, e de 2 metros nas que têm pouca ventilação.
A estrutura das escolas foi reforçada com dispensers de álcool e sabonetes, pias e torneiras automáticas, termômetro para aferição de temperatura e tapetes sanitizantes, além disso, as unidades receberam EPIS que serão utilizados pelos funcionários, para prevenção do Covid-19, como face shield, máscaras, luvas e toucas. Cada estudante vai ganhar duas máscaras e uma garrafa squeze para uso individual. Ao chegar à escola, todos terão as mãos e calçados higienizados, além de passar por aferição de temperatura. Mais de R$ 4 milhões foram investidos para a compra de equipamentos de segurança e manutenção nas escolas, destinados a preparar os espaços para o retorno.
"Estamos respeitando todos os protocolos de biossegurança, colocando à disposição da comunidade escolar os equipamentos necessários para manter o ambiente limpo, organizado, sob uma rotina de entrada e saída com todos os cuidados, visando minimizar qualquer possibilidade de contaminação pelo coronavírus. Um outro desafio para esse retorno das aulas presenciais, será o de recuperar a aprendizagem dentro dos limites que o tempo, e os cuidados de biossegurança permitem, mas estamos esperançosos que tudo dará certo, pois os nossos professores, e toda a equipe, junto com os estudantes vão fazer desse retorno algo muito prudente e seguro”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.
Cronograma de volta as aulas presenciais
A partir do dia 9 de agosto retomam as aulas nas Escolas de Tempo Integral; no dia 16 de agosto, retornam as turmas dos anos finais (do 6º ao 9º ano). No dia 23 deste mês, será a vez dos alunos do 4º, 5º ano e EJA. No dia 30, as turmas do 1º, 2º e 3º ano. Em 6 de setembro, iniciam todos os estudantes da Educação Infantil.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.