Um acervo relevante do cinema brasileiro pode estra sendo incinerado neste momento, quando um incêndio de grandes proporções atinge o galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, em São Paulo.
De acordo com informações do corpo de bombeiros, o sinistro começou por volta das 18h, desta quinta-feira (29) e foi constatdo em loco que um conjunto de galpões, de cerca de 6.356 m² de área construída, onde parte do acervo da Cinemateca Brasileira é guardado, estava em chamas.
Não há informações vítimas no local, onde pelo menos 11 viaturas já chegaram para tentar apagar o fogo.
No local são armazenados documentos e filmes de longas e curta-metragens, um "acervo relevante", de acordo com a diretora-executiva da Sociedade Amigos da Cinemateca, Maria Dora Mourão.
Em 2016 a sede da Cinemateca já havia sofrido um incêndio que que destruiu cerca de 500 obras e em 2019 um temporal já havia alagado o espaço e parte do acervo tinha sido comprometido.
Em julho do ano passado o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) entrou com uma ação na justiça contra a União por abandono da instituição. Na ação judicial, a promotoria destacava problemas como risco de incêndio, falta de vigilância, atrasos nas contas de água e luz, e atraso no pagamento de salários.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.