RedeGN - Imprimir Matéria

Criança em Exu valoriza brinquedos e brincadeiras artesanais e ganha concurso

24 de Jul / 2021 às 13h15 | Variadas

Numa época de alto consumo e preferência pelos produtos eletrônicos, internet, quando o assunto é a cultura e aprendezido das  crianças e pré-adolescentes, a era digital parece afastar, cada vez mais, o público infantil do mundo artesanal. 

Mas muitas crianças ainda investem na construção, valorização e divulgação de brinquedos artesanais.

Na terra de Luiz Gonzaga, mestre da sanfona e Barbara de Alencar, mulher revolucionária, a aluna Iasmin Felipe Gonçalves, 10 anos, estudante do 5°ano do Ensino Fundamental 1, Escola Municipal Josefa Cândida de Jesus, deu um exemplo de cultura e confeccionou uma casa de boneca e pensou nos mínimos detalhes durante a realização de um Concurso promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente-COMDICA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Exu, Pernambuco. 

"É a prova que lugar de aluno é na escola. Iasmin ficou em primeiro lugar na categoria vídeo, na categoria sobre o resgate de brinquedos e brincadeiras. A aluna fez repensar um mundo melhor, menos poluído e mais saudável para todos. Assim, a opção de valorizar os brinquedos artesanais ganhou destaque nessa corrida contra games, celulares de última geração e outras novidades high-tech", disse a gestora da escola, professora Aline Justino, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O concurso aconteceu para a vivência do Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil que tem a proposta de mobilizar a sociedade contra o trabalho infantil. 

A cada ano um novo tema é proposto servindo de base para a respectiva campanha de sensibilização e mobilização da população, que é realizada no intuito de erradicar, da forma mais célere possível, todas as formas de trabalho infantil.

De acordo com a Meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda da ONU, o trabalho infantil deve deixar de existir até 2025.

A aluna ganhou de prêmio um Kit Escola completo. Iasmin Felipe Gonçalves mora distante da escola e amigos estão propondo um meio dela ganhar uma bicicleta para ter maior mobilidade de ir até a escola.

Redação redeGN Fotos Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.