As primeiras doses da vacina russa Sputnik V devem chegar ao país no dia 28 de julho, no aeroporto de Recife (PE). A previsão é dos governadores dos Estados que negociaram a compra do imunizante diretamente com o Fundo Russo.
Neste primeiro lote vão ser entregues cerca de 1 milhão e 145 mil doses, o que corresponde ao número de vacinas para imunizar 1% da população entre as unidades da federação das regiões Norte e Nordeste.
Ao chegarem no Brasil, as doses serão encaminhadas diretamente para o INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), onde o imunizante será analisado antes de ser distribuído aos Estados.
No início do mês, governadores do Consórcio Nordeste assinaram o Termo de Compromisso com a Anvisa que autoriza a importação e uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil.
O termo exige que os governadores monitorem a população imunizada com a vacina russa e notifique a Anvisa em caso de algum evento adverso. A liberação da importação das doses só foi possível após a assinatura deste termo.
A autorização da Anvisa para a importação controlada da Sputnik V, no dia 4 de junho, foi dada com uma série de restrições. A agência impôs cerca de 28 condicionantes para a vacina desembarcar em solo brasileiro, entre elas a assinatura do Termo de Compromisso.
A agência também afirmou que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e não recomendou a aplicação do imunizante russo em grávidas, pessoas com doenças não controladas, com HIV e com histórico de anafilaxia pós-vacinação.
Ao todo, dezessete Estados brasileiros negociaram a compra de 37 milhões de doses da vacina russa.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.