Por algum tempo, o problema das muriçocas deu uma trégua aos moradores de Juazeiro, Bahia. Na manhã desta terça-feira (20), ouvintes do Programa RJ, apresentado pelo radialista Geraldo José, na Rádio Juazeiro Am, voltaram a reclamar.
"Um verdadeiro inferno. As muriçocas voltaram a atormentar nossas noites. No início da noite ninguém consegue mais ficar nas calçadas. As muriçocas parecem que estão mais agressivas", acusou uma ouvinte.
O engenheiro do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental), Técio Faustino, explicou que a limpeza dos canais e o combate a proliferação das muriçocas continua no município.
"Desde janeiro tem intensificado com equipamentos mecanizados a limpeza dos canais e continua aplicando Óxido de Cálcio nas margens dos canais para impedir a reprodução de mosquitos. Em abril obtevemos bom resultado. Mas choveu e quebrou o ciclo da produção e nossa equipe teve que reaplicar. Agora inicio de julho estamos em ação e estamos criando um novo protocolo de outras alternativas para o combate a proliferação das muriçocas", declarou Técio.
O Óxido de Cálcio (CaO) – também conhecido como ‘cal’, é uma substância alcalina, que eleva o pH e a temperatura em contato com a água, eliminando as larvas que geram insetos, impedindo também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para reprodução de mosquito. Esse produto é utilizado em tratamento de esgoto, indústria farmacêutica e construção civil, pois se trata de um produto biodegradável que não afeta o meio ambiente.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.