Projeto de Lei: Uso de focinheira para cachorro ainda divide opiniões dos tutores

19 de Jul / 2021 às 17h30 | Variadas

O ataque a Kátia Rodrigues ocorrido na última sexta-feira na orla de Petrolina trouxe um questionamento: Em Juazeiro e Petrolina existe lei, regras de segurança para posse e condução responsável de cães em locais públicos?

Em alguns municípios Projeto de Lei Proibe a circulação e a permanência de cães de médio, grande e gigante porte, sem o uso de coleira, guia curta de condução e focinheira, em logradouros públicos e locais em que haja concentração de pessoas, tais como ruas, praças, jardins e parques públicos, e nas proximidades de hospitais, ambulatórios.

De acordo com a literatura da medicina veterinária, a focinheira para cachorro é um produto muito comum, mas que ainda divide opiniões dos tutores quanto ao seu uso. A questão é que falta conhecimento sobre as aplicações desse objeto na educação de animais! 

Embora seja associado a cães reativos e que podem ter algum traço agressivo, a focinheira de cachorro não deve ser relacionada com um castigo ou uma punição, mas sim como um instrumento que vai facilitar a convivência do cachorro com outras pessoas e animais.

O adestrador Max Pablo, afirma que cães que são reativos, agressivos e que podem machucar outras pessoas ou animais em público podem precisar da focinheira. Segundo Max, o produto pode ser utilizado sempre que houver o desejo de deixar o cachorro solto em convívio com outros. Independente se estão na guia ou soltos, alguns cães podem reagir agressivamente a alguma situação como forma de defesa.

Desde o final de semana várias pessoas questionam nas redes sociais as autoridades para o "perigo de cachorros da raça pitbull andarem soltos na orla de Petrolina e Juazeiro". 

 "É comum se deparar com cães da raça Pitbull em locais públicos acompanhados por seus donos e sem coleiras/focinheiras, o que favorece um ataque do animal a adultos e crianças transitando no local".

"É um perigo principalmente para crianças pequenas. A presença de cães intimida. O pitbul na sua essência parece estar sempre pronto para atacar", disse Maria Candida.

"Faço caminhada na orla e toda vez que vejo um cachorro pitbull solto me sinto ameaçada. Eles não deveriam andar soltos e sem uma proteção tipo focinheira que é obrigatório por lei em alguns estados do Brasil. Raças consideradas ferozes como Pit Bull, Rotweiller, Dobermann, devem usar focinheira na rua. A medida é uma forma de prevenir acidentes .Existe lei em Petrolina e Juazeiro obrigando os donos de animais a andarem com focinheira", questionou uma internauta.

Redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.