A reportagem da Rede GN obteve a informação que o serviço para realização de Tomografia está sem funcionar no Hospital Regional de Juazeiro, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. Os pacientes também informaram que hoje foi grande a procura pelo serviço no Hospital.
Em maio foi denunciado que os aparelhos que realizam radioterapia e braquiterapia da Unidade Hospital do Câncer de Juazeiro não estavam funcionando.
A assesoria do Hospital Regional de Juazeiro declarou que o "aparelho de tomografia quebrou há alguns dias. A manutenção desse tipo de equipamento demanda um espaço longo de tempo, por isso, os pacientes que necessitam desse procedimento estão sendo transferidos para hospitais circunvizinhos, de acordo com gravidade do caso e prazos necessários de realização".
Também no mês de maio no dia (14), no Programa Geraldo José, transmitido na Rádio Juazeiro Am 1190, trouxe um mini debate sobre a situação dos pacientes que precisam viajar para Salvador em busca do tratamento de câncer e relatam "casos de extremo sofrimento e desumanidade visto a complexidade do tratamento fora de Juazeiro".
O Hospital do Câncer é considerado a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Juazeiro, Bahia. É bastante elevado o número de pessoas que são atendidas na unidade.
No mês de maio a assessoria de Imprensa, informou que a marcação de consulta é feita entre 10h às 16h30, nos casos da oncologia clínica é necessário o paciente já ter realizado a biópsia. "Nos casos de oncologia cirúrgica, não". Ainda de acordo com a assessoria são atendidas em média 35 pessoas por dia.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde da Bahia desde maio não respondeu a solicitação de informações sobre o motivo dos aparelhos quem realizam radioterapia e braquiterapia.
O Hospital do Câncer, em Juazeiro, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) foi instalado em setembro de 2020 com o objetivo de ser o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do interior baiano e com a meta de estratégia do Governo do Estado de descentralizar atendimentos de alta complexidade na Bahia, regionalizando serviços da saúde pública.
Mas os serviços de radioterapia e braquiterapia estão sem prestar atedimento. A reportagem não obteve ainda o motivo do não funcionamento destes dois serviços considerados essenciais.
Alguns pacientes reclamaram que apesar do atendimento ser regular "os serviços de radioterapia e quimioterapia não estão funcionando". Um dos pacientes relatou "que é doloroso precisar de um serviço que deveria ser prestado. "
Anexo ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, o Hospital do Câncer ocupa seis pavimentos e faz atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento.
Os dois serviços em falta, a radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio-X, por exemplo), um tipo de energia direcionada, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radioterapia e os resultados costumam ser positivos. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada ou curada. Em alguns casos, a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, que é o uso de medicamentos específicos contra o câncer.
A braquiterapia geralmente é utilizada principalmente em tumores ginecológicos como reforço ao tratamento de radioterapia externa já realizado ou como tratamento exclusivo pós-operatório. Pode ser indicada também para tumores de próstata, pele, mama, cabeça e pescoço, entre outros.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.