A Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), têm reforçado em toda cidade um projeto de sinalização horizontal e vertical com o objetivo de assegurar aos motoristas e pedestres melhores condições para a segurança viária do município.
Infelizmente, nos últimos meses cerca de dez placas foram alvo da ação de vândalos que com frequência picham, quebram e furtam as sinalizações de trânsito, vandalizando o patrimônio público.
A equipe de engenharia de tráfego da CSTT têm reparado as placas danificadas ou reinstalado as furtadas, no intuito de evitar transtornos maiores aos condutores. O setor enfatiza que esses equipamentos são de suma importância para orientar sobre as regras de trânsito, condições da via, alertar quanto a proibições, restrições, obrigações e entre outros, contribuindo para tentar evitar o aumento no índice de acidentes no município.
De acordo com o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, esse tipo de crime traz muitos transtornos, inclusive impedindo a instalação de novas sinalizações onde não há. "Reparos em bens públicos como esses saem caro para a prefeitura, e prejudica a população. Queremos enfatizar que quem pratica esse tipo de vandalismo está cometendo um crime e poderá responder judicialmente por isso", explicou.
Outra situação que tem chamado a atenção da prefeitura, é que alguns funcionários têm sofrido ameaças, inclusive com arma de fogo, durante a instalação dos equipamentos, gerando insegurança. Por este motivo, haverá o acompanhamento da Guarda Civil Municipal quando for necessário.
Denuncie
O crime de vandalismo está previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro, o autor do delito fica sujeito à prisão e multa, por danos ao patrimônio público. Caso a população presencie alguma ação suspeita, denuncie a Guarda Civil Municipal pelo 153 ou a Polícia Militar no 190.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.