Ainda considerado o vilão da dieta por muitos, o chocolate vai muito além das calorias, ele também pode trazer benefícios à saúde e ser incluído em uma alimentação balanceada sem culpa.
É o que explica a nutricionista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Uilla Soares, neste Dia Mundial do Chocolate (07 de Julho).
Um dos principais benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo, mas existem diferentes tipos que têm composições muito diferentes e, por isso, os benefícios para a saúde podem variar de acordo com o escolhido. O chocolate também é rico em flavonoides, substância com função cardioprotetora.
"O chocolate pode atuar melhorando a saúde do coração, estimulando o sistema nervoso central, aumentando a sensação de bem-estar, diminuindo a pressão arterial, aumentando o colesterol bom, melhorando a função cerebral, protegendo a pele do sol e até diminuindo a fome. Mas, é preciso consumi-lo com moderação, dentro de uma dieta balanceada, aliada a hábitos de vida saudáveis", esclarece.
"O ideal é dar preferência aos amargos ou meio amargos devido a maior concentração de cacau. O adequado é uma porção de 25 a 30 gramas, que equivale a um quadradinho de chocolate. Sobre o chocolate ao leite, é um quadradinho também, porque ele é rico em açúcar e em gorduras. No final das contas, não traz tantos benefícios como o chocolate amargo", complementa.
O chocolate amargo é rico em minerais, como magnésio, zinco, ferro, e também em antioxidantes, substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, ajudam na redução na resistência à insulina e, consequentemente, na redução da glicose no sangue. "Então, esta é realmente a melhor opção. Outra dica é apostar no consumo do cacau em pó 100% no dia a dia, substituindo o achocolatado, que concentra uma grande quantidade de açúcar", finaliza a profissional.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.