RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Juazeiro já mapeou 170 terrenos baldios na cidade este ano e reforça alerta para proprietários

06 de Jul / 2021 às 14h36 | Variadas

A Prefeitura de Juazeiro já mapeou 170 terrenos baldios no município neste ano. A ação está sendo realizada pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e foi iniciada no mês de abril.

Os terrenos mapeados estão localizados nos bairros Santo Antônio, Maringá, Country Club, Penha, Centro, Alagadiço, Alto da Maravilha, São Geraldo, Cajueiro e Coreia.

O levantamento tem por objetivo identificar terrenos que estejam tomados por matos, entulhos, lixos ou quaisquer materiais que possam trazer riscos à segurança e à saúde humana e descobrir quem são os proprietários para que sejam tomadas as devidas providências, como a retirada da sujeira e o cercamento do local.

"Diariamente a Semaurb recebe muitas denúncias da população informando a existência de lixo e queimadas em terrenos baldios. Esse é um problema que sempre existiu em Juazeiro e que motivou a equipe de fiscalização ambiental a realizar o mapeamento desses terrenos baldios", comentou a supervisora de Meio Ambiente, Denise Santana.

Levantamento: A equipe de fiscalização ambiental da Semaurb percorre cada rua dos bairros para localizar o terreno. Em seguida, pega as coordenadas geográficas com o uso de GPS e lança em um aplicativo. Depois, através da base cartográfica do município, é identificado o setor, quadra e lote do terreno.

Os dados coletados são lançados no sistema do cadastro imobiliário do município para que seja identificado o nome, endereço e CPF do proprietário do terreno. Após essa identificação, o dono do imóvel é notificado para promover a limpeza e o cercamento do lote.

"Essa é uma ação minuciosa. Do mês de abril até agora só conseguimos identificar seis (06) proprietários. A principal dificuldade é que muitos nem residem mais em Juazeiro e a vizinhança não sabe informar. Mas a prefeitura está estudando outras alternativas para conseguir fazer a identificação e notificação dos donos desses terrenos baldios", informou Denise Santana.

Denúncias: A população pode denunciar a existência de terrenos baldios pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à Semaurb, localizada na Rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro de Juazeiro, das 8h às 14h.

SEMAURB/ Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.