Em Juazeiro o tempo está seco, ventos fortes e céu nublado. Acostumados com temperaturas que, normalmente, chegam perto dos 40º C, os moradores de Juazeiro, Bahia, têm tirado os casacos do armário.
No bairro São Geraldo, Glacindo Pereira dos Santos, 49 anos, disse que "é acostumado nas primeiras horas já ter o sol quente do sertão e hoje está muito frio, por isto estou com casaco. Fui lá no guarda roupa". Glacindo revela que alguns amigos "não sairam de casa".
"Gosto mesmo é do calor abrasador. Frio fico logo assim agasalhado. Juazeiro está muito frio", declarou. A previsão é a temperatura baixar ainda mais e fazer os juazeirenses tirarem os casacos do guarda-roupa. A tendência é que esse tempo fique assim até o início de agosto.
O frio é uma condição bastante incomum para quem vive no sertão, cidades que raríssimamente registram temperatura abaixo dos 20º C.
Em junho e julho, as temperaturas são baixas, tanto a mínima quanto a máxima. No fim de julho para agosto, elas começam a aumentar. Em setembro e outubro já são as temperaturas mais altas, explica o meteorologista Hamilton Carvalho.
De acordo com o climatempo a temperatura mínima prevista para hoje em Juazeiro Bahia é de 19 graus, tempo nublado. No mês passado de acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, a mínima registrada foi de 17 graus.
A imagem de vários juazeirenses de casaco foi repetida na orla na manhã deste sábado. Em contato com a reportagem da REDEGN, alguns moradores de Senhor do Bonfim e Jaguarari também "apontaram um friozinho e necessidade de casaco para proteção".
Desde o último dia 21 de junho, e até 21 de setembro, os dias são marcados por uma menor duração da luz do sol. Em consequência, um tempo mais gelado. E neste ano, devido a uma série de fatores, o inverno já é considerado um dos mais rigorosos dos últimos tempos, principalmente nas cidades do sul e sudeste.
O Nordeste, marcado pelo calor e pelo sol intenso, sente pouco os efeitos do inverno, mas entra durante esta fase do ano no que ficou conhecido como “quadra chuvosa”, isto é, quatro meses do ano em que há uma maior intensidade de chuvas, principalmente no litoral. O que muita gente não sabe é que algumas cidades do interior da região também enfrentam temperaturas muito baixas, em torno de 10ºC, o que dá a elas um ar de “Europa tropical”.
As cidades consideradas mais "geladas" na Bahia ficam mais precisamente na Chapada Diamantina. Piatã e Morro do Chapéu ficam acima dos 1 mil metros de altitude e são muito procuradas pelo clima agradável e pelas trilhas de exploração em suas áreas de serra. As temperaturas na região ficam na média de 10ºC durante o inverno, mas já atingiram recordes de 7,2ºC em Morro do Chapéu e 9,6ºC em Piatã. Quem não fica atrás é Vitória da Conquista, no sudoeste baiano e uma das principais do estado: Situada a 923 metros, ela já teve no passado inacreditáveis 6ºC em julho e registra uma média entre 13ºC e 15ºC durante a temporada.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.