Em Juazeiro, Bahia, existe um verdadeiro batalhão de profissionais de saúde em ação contra a Covid-19. São 61 equipes de vacinadores da Atenção Básica e mais 20 dos pontos volantes e 09 da Rede de Frio. São profissionais que não medem esforços no seu dia para o servir a população.
A imunização contra a Covid-19 é uma batalha que se vence aos poucos, a cada dia. Nesta reportagem da REDEGN em destaque Juazeiro, Bahia, são enfermeiras da linha de frente que têm a grata missão de vacinar. São enfermeiras e técnicas de enfermagem, motoristas, atendentes, auxiliares de limpeza, todos numa só missão: prestar um serviço que salva vidas.
Esta rotina diária é traduzida como um antídoto por dias melhores. Desde o início da vacinação em Juazeiro, em 19 de janeiro, as profissionais aplicaram as doses dos imunizantes que podem ser traduzidos numa palavra: esperança.
Gratidão também é outra palavra mais ouvida entre as profissionais que lidam diariamente com a imunização. Claudece Silva, exerce a profissão de enfermeria há mais de 30 anos. “Minha rotina na maioria das vezes tem início às 4 horas da madrugada. Já vi muita gente emocionada, com cartazes e até choro. É como se a gente carregasse o antídoto de dias melhores. Tem sido emocionante e cada vez mais estamos focadas, concentradas nesta missão coletiva”, afirma Claudece.
A rotina da técnica em enfermagem, Rizalva Freitas, explica que a profissão a realiza. "Amo o que faço faço o que amo. Estou na linha de frente da contra a Covid19 e temos vividos momentos gratificantes e outros desafiantes".
"Um dos momentos de maior emoção foi um senhor que me pediu para ser vacinado de joelhos. E eu atendi o desejo. Ele recebeu a vacina chorando e rezando. No dia das crianças com doenças receberem vacina também foi muito emocionante. Só tenho a agradecer a Deus a profissão que escolhi".
Relatos de esperança agora fazem parte da memória de Rizalva. Além de destacar toda a segurança que envolve a Campanha de Vacinação, as histórias são marcantes. Na manhã de hoje (22), várias foram os exemplos das pessoas, acompanhantes de pais, avôs, mães que registravam o momento da vacinação contra a Covid-19. "Nunca havíamos assistido uma vacinação durante nossa geração que é uma verdadeira guerra. E vacinar representa a vida", disse.
A rotina de trabalho se resume em chegar aos postos, geralmente às 6hs ou 7h, guardar as caixas térmicas com os imunizantes no veículo, pegar todos os insumos, seringas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, e seguir até principal destino, seja na cidade ou na zona rural. No final do dia, é feito o balanço, que é enviado ao Programa Nacional de Imunização.
O Brasil ultrapassou 500 mil mortos, mas é também o país de milhões de brasileiros que, dia após dia, dão a sua contribuição no esforço coletivo de combate à tragédia causada pela pandemia. “Viver é um milagre. Cada dia que eu venho para cá, eu vivo esse milagre de levar esperança para outras pessoas. A vacina representa isso”, diz Claudece.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.