RedeGN - Imprimir Matéria

Guilherme Coelho está animado com andamento das obras da ferrovia Transnordestina, sinalizado pelo ministro da Infraestrutura

15 de Jun / 2021 às 12h00 | Variadas

Boas notícias para os produtores e exportadores de frutas do Vale do São Francisco foram anunciadas nesta segunda-feira (14), durante a visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, a Petrolina-PE. 

Em conversa com presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, o ministro garantiu que as obras da ferrovia Transnordestina serão concluídas em breve.

Guilherme Coelho explicou ao ministro que a ferrovia Transnordestina vai melhorar a logística e trazer economia aos produtores que exportam uva e manga no Vale do São Francisco. As frutas da região são exportadas via porto de Salvador (BA), a cerca de 500km de distância, ou porto de Pecém (CE), a aproximadamente 900km. "Continuo firme no propósito de fortalecer e defender as causas do agro. Com a conclusão da ferrovia nos trechos de Parnamirim (PE) e Salgueiro (PE), que ficam a cerca de 200 ou 250km de Petrolina, o produtor do vale terá uma distância mais curta para acessar a ferrovia e, dali, seguir ao porto de Pecém. Imaginem quanta economia vai trazer para região", disse o presidente da Abrafrutas.

Além de beneficiar na logística de exportação de frutas do Vale do São Francisco, a conclusão dessa ferrovia também será positiva para economia da região do Araripe, com o transporte de gesso, matéria prima produzida no local. De acordo com o ministro Tarcísio Gomes, a ferrovia Transnordestina está em execução, com mais de mil funcionários trabalhando, nos trechos de Eliseu Martins (PI) a Missão Velha (CE) e de lá até Pecém. "A obra passa por um redesenho que vai trazer sustentabilidade financeira. Então, a gente vai reequacionar todos os pontos dos contratos, todos os pontos financeiros, para que a obra não pare mais", garante o ministro.

O ministro da Infraestrutura participou da inauguração do primeiro viaduto da Av. Sete de Setembro, em Petrolina. A solenidade contou com a presença do prefeito Miguel Coelho, do senador, Fernando Bezerra Coelho, entre outras autoridades.

Andréa Meireles Ascom Abrafrutas Foto: Jonas Santos

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.