A Amazônia é considerada uma grande âncora ambiental para o Brasil, já que é a maior floresta tropical do mundo e a sua conservação é tema de discussões, especialmente pela sua importância na regulação do clima global.
O indígena Raul Félix, de 62 anos, está no lugar que chama de casa. Abrigado na floresta ancestral do povo Cocama. Em meio à diversidade amazônica, ele não esconde a paixão em habitar uma região tão valiosa.
“Para mim, o igarapé representa uma maravilha, o mato uma maravilha para mim, porque eu foi criado na mata, é muito bom. A beleza que Deus me deu na parte indígena para morar assim na mata ... uma beleza morar assim", diz.
Juarez Lima divide a experiência de mais de 60 anos de vida ribeirinha, perpetuando o ensinamento da pesca.
“Tudo sobrevive pela natureza, então para nós, para mim, é uma coisa muito saudável morar aqui na comunidade. É vida para mim, é tudo. Se nós não preservarmos o meio ambiente, estamos morto porque nós dependemos dele, se nós não cuidarmos do nosso meio ambiente, o que será o futuro do nosso país no amanhã e do mundo?”.
Conexão com a floresta as vezes beira o sobrenatural. A dona Andreza Ruiz, de 80 anos, ouviu da mãe, ainda na juventude, que seria médica. Ela só não sabia que seria uma médica da floresta. Ela é benzedeira, parteira e curandeira.
Nas mãos, um galho de vassourinha, instrumento de trabalho.
“A vassourinha, essa a gente reza, a gente reza quebrante da criança, quebrante, vento caído olhada, mal olhada das pessoas, muitas coisas” – o que a senhora faz? “eu vou rezar”.
O conhecimento é mágico, mas numa região tão grande pode encontrar limitações para se espalhar. Aqui, não. Na região, a informação viaja por longas distâncias. E onde não existe sinal de internet e o serviço de telefonia é precário, é pelo rádio que a população encontra uma sintonia.
Os pequenos cocamas ouvem na própria língua lições sobre a preservação da natureza. A duas horas de barco de lá, na comunidade Feijoal, os Ticunas também aprendem de maneira mágica.
A filha da dona de casa Nilza Andarito explica que a filha aprendeu a pintar, desenhar, tudo por meio do rádio.
Em Benjamin Constant, cerca de mil quilômetros de Manaus, as aulas da rádio escola saem para viajar por 62 comunidades do município. O projeto criado para manter os alunos estudando durante a pandemia virou também ferramenta de preservação ambiental.
Odilene Bindá, secretária Executiva Pedagógica do projeto explica a iniciativa.
“Precisamos valorizar tudo que nós temos aqui, o projeto rádio escola ele trabalha os eixos temáticos dentro dos conteúdos e trabalhando os eixos temáticos dentro dos conteúdos, ambiente e saúde é também um tema que nós precisamos trabalhar com toda a escola e toda a comunidade” ((…)) “nós vamos produzir literaturas, informações científicas e não científicas também para que o aluno, ele se sinta à vontade no momento que ele está trabalhando a questão da valorização daquilo que pertence a ele, que é o meio que ele vive”.
Aulas são em português, ticuna, cocama e até em espanhol para atender um vilarejo peruano que fica na vizinhança.
“É muito bom porque a gente consegue aprender mais”, diz a estudante Diana Andrade.
A reportagem é de Luciano Abreu, Rede Amazônica, G1 AM
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