No Dia do Meio Ambiente, Petrolina promoveu um desafio ousado. Num mutirão envolvendo diversos parceiros e a prefeitura, foram plantadas 7 mil mudas nativas da caatinga nas margens do Rio São Francisco em apenas 1 hora e 34 minutos.
O trabalho desenvolvido, neste sábado (05), busca a proteção da vegetação em torno do "Velho Chico" e desafiar os demais municípios ribeirinhos a quebrarem o recorde, protegendo, dessa forma, a mata ciliar.
O prefeito Miguel Coelho comandou a operação e fez o plantio das primeiras mudas com a primeira dama, Lara Secchi Coelho. As 7 mil novas árvores das espécies marizeiro, jatobá, ingazeira, caraizeira e jurema preta ocupam um território de 12 hectares à beira do Rio São Francisco. Uma estrutura com irrigação também foi montada para garantir a sobrevivência da nova mata.
A ação integra o programa Orla Nossa, iniciativa voltada à proteção do Rio São Francisco e seu ecossistema. No mutirão, diversos parceiros colaboraram, como as empresas Grand Valle, Bayer e Agrovale, que doaram mudas e equipamentos. Também atuaram o Instituto Federal do Sertão, Exército, Aeronáutica e Marinha - instituições decisivas no plantio operacional, planejamento e monitoramento. "Com esta ação queremos proteger o 'Velho Chico' e desafiar as outras cidades da região a protegerem a mata ciliar. Não adianta fazer esse trabalho em Petrolina e o restante dos estados e municípios não cuidarem desse patrimônio natural. É uma corrente do bem, que já tem muitos parceiros engajados, e quer muitos outros preocupados em garantir o futuro de nosso ecossistema", destacou o prefeito Miguel Coelho.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.