Iniciou nesta segunda-feira (17) o processo de montagem da infraestrutura física que irá receber os equipamentos do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), em Juazeiro. A iniciativa do Governo Federal visa conectar escolas para promover o uso pedagógico da tecnologia digital na Educação Básica.
Integrantes da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e equipe técnica terceirizada pelo Ministério da Educação (MEC) iniciaram o procedimento na Escola Municipal de Educação e Infantil Beatriz Angélica Mota, localizada no bairro São Geraldo.
Os técnicos realizaram a montagem e instalação da infraestrutura que irá viabilizar o cabeamento para conexão das antenas, após a chegada dos equipamentos. O trabalho será realizado em mais de 50 escolas municipais que foram selecionadas, mediante vistorias técnicas para verificação da viabilidade do acesso à internet.
"Esse é mais um passo importante para que as nossas escolas possam ter acesso a uma internet de qualidade para uso pedagógico. Cada escola terá uma antena o mais próximo possível das salas de aula, e esse trabalho que está sendo realizado hoje é o pontapé para a instalação dos equipamentos", destacou a assessora técnica da Seduc, Isabel Cristina.
O projeto piloto integra as ações dos Programas de Inovação Educação Conectada (PIEC), do Ministério da Educação, e Nordeste Conectado, do Ministério das Comunicações (MCom). O objetivo é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Além de Juazeiro, Petrolina (PE), Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Mossoró (RN) também serão contemplados pela iniciativa.
Em Juazeiro, a internet será fornecida por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e será utilizada, exclusivamente, para fins pedagógicos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.