RedeGN - Imprimir Matéria

ESPAÇO DO LEITOR: UM BELO FILME DE AÇÕES SOCIAIS...

09 de May / 2021 às 21h00 | Variadas

   

A Fundação Nilo Coelho completou 60 anos no último dia 06 de maio de 2021. Conta história quem tem o que contar. Esse texto tem essa intenção. Vamos começar lembrando aquela festa de aniversário onde estavam presentes várias personalidades da cidade, naquele distante mês de maio de 1961.

Em meio aos comes e bebes, dois homens foram para um lado da casa e começaram a pensar na situação dos jovens da cidade, que chegavam até a 5ª série e a maioria ali estacionava, porque o ensino sequencial só existia em dois colégios particulares, inviável para a maioria. 

Naquele momento, há 60 anos, era plantada uma semente benfazeja para atender parte daquela juventude, até então excluída de continuar galgando degraus para crescer na vida. Foi ali que surgiu a ideia da construção de dois colégios com ensino gratuito, com a louvável missão de acolher a demanda ociosa de tantos jovens sem ter a continuidade dos seus estudos, algo tão primordial na vida. 

Foi ali, naquele mesmo momento, que aqueles dois homens falaram com outras pessoas presentes e combinaram colocar a mão no bolso e com recursos próprios promoverem a construção de dois prédios escolares, e ao mesmo tempo esboçando-se a criação da Fundação Educacional de Petrolina, com abnegados professores e amigos para fazer acontecer o seu funcionamento e administração escolar nos moldes do Ministério da Educação, tudo de forma totalmente gratuita. 

Mas não foi só isso. Através da construção de um Centro Cultural, outros projetos surgiram para proporcionar aos estudantes também, facilidades e conhecimentos culturais, até então comuns só às grandes cidades.

E, assim, foram dados os primeiros passos, os quais, diga-se de  passagem, foram passos largos, visando atender a uma larga camada estudantil carente da cidade.

Passado um tempo, a Fundação Educacional mudou sua denominação, conforme sugestão dos membros, para Fundação Nilo Coelho, em homenagem ao seu Fundador, continuando com a mesma filosofia de agregar valores de conhecimento aos que mais precisam, e daí surgindo novas atividades e ações sociais voltadas à realidade dos tempos atuais. 

A titulo de esclarecimento as Fundações são entidades concebidas oriundas das necessidades da sociedade, e efetivamente realizam benesses, substituindo muitas funções do Estado, considerando por isso como Terceiro Setor, com autonomia própria, capaz de permitir os direitos fundamentais do homem e do cidadão. São muito importantes para o relacionamento humanitário e socializador, inclusive apresentando soluções para antigos problemas sociais, e por tudo isso deveriam receber um olhar mais sensível do Poder Público.

Atualmente a Fundação Nilo Coelho desenvolve ações tanto para a juventude como para os idosos, através de cursos profissionalizantes e educacionais, com ações socioeducativas, assistenciais e culturais, visando, acima de tudo, a promoção social das pessoas, principalmente, àquelas das camadas menos favorecidas. Em complemento de todo esse conjunto de ações benfeitoras, vem realizando um trabalho mais abrangente que é o resgate da autoestima e da cidadania, melhorando, significativamente, milhares de vidas.

Como se pode ver essa é uma história que vem sendo escrita com amor e dedicação ao longo de uma trajetória que já leva a marca de vitoriosos 60 anos!

Ascom FNC

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.