RedeGN - Imprimir Matéria

Bahia recebe primeiras doses de vacina contra Covid-19 da Pfizer/ BioNTech

03 de May / 2021 às 20h30 | Coronavírus

A Bahia recebeu nesta segunda-feira a primeira remessa de vacinas contra Covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech. O voo trazendo a carga com 26.910 doses pousou no aeroporto de Salvador às 16h25.

Em outro avião, que chegou pela manhã, foram trazidas 405 mil doses o imunizante produzido pela Fiocruz/Oxford/AstraZeneca. Além dessas 431.910, a Bahia recebeu também, no sábado (01), 19 mil doses de Coronavac. Com estas novas cargas, a Bahia chega ao total de 4.680.660 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, mesmo o estado da Bahia tendo se preparado com a aquisição de ultracongeladores necessários para a conservação deste imunizante, esta remessa de vacinas da Pfizer será encaminhada apenas para o município de Salvador. “Fizemos um planejamento para termos capacidade de armazenar em todas as nove macrorregiões do estado as vacinas de RNA. Já foram ao todo 30 equipamentos distribuídos, mas seguiremos o que foi apontado pelo MS”, revela o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

O titular da pasta explica que isso não significará acréscimo na distribuição do total de doses para a capital. “Os 417 municípios baianos continuarão a receber equitativamente as vacinas, tendo como referência a quantidade de pessoas de cada público-alvo nas localidades”, afirma Fábio Vilas-Boas.

Os imunizantes da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca e a Coronavac já começaram a ser enviados hoje para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas estão sendo remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo vacinadas pessoas dos grupos prioritários definidos pelo plano nacional de imunização.

Ascom Sesab

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.