RedeGN - Imprimir Matéria

Petrolina: Prefeitura alerta para transtornos no saneamento básico causados por retiradas de tampas das bocas de lobo 

23 de Apr / 2021 às 19h00 | Variadas

A Prefeitura de Petrolina vem trabalhando na manutenção do sistema de saneamento básico da Bacia do Dom Avelar, recém restaurado pelo município. O motivo desta 'obra em cima de obra' é a imprudência de algumas pessoas que abrem os Poços de Visita (PV), mais conhecidos como bocas de lobo, no período chuvoso. 

Prestes a solucionar e reconstituir um PV que entupiu na Avenida do Petróleo por causa de resíduos jogados indevidamente na tubulação de esgoto, Petrolina recebe mais uma vez um grande volume de chuvas, em um curto espaço de tempo.

Quem acredita que abrir as tampas das bocas de lobo está solucionando um problema de imediato, mal sabe que está causando um transtorno a longo prazo. Prova disso, são os moradores do São Jorge e Dom Avelar, que têm pago o preço da imprudência e falta de consciência de alguns. 

A rede coletora é exclusiva para a condução dos dejetos residenciais, para o devido local de tratamento. Sua obstrução tem causado o entupimento de toda rede que tem gerado problemas, como extravasamento e retorno de esgoto para as residências. 

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado, reforça o alerta. "Se você abre uma tampa dessas achando que vai solucionar o problema, mal sabe que estará causando outros ainda maiores para famílias com crianças e idosos que terão que passar por situações complicadas. Por isso, a gente pede mais uma vez, não abram as tampas das bocas de lobo, além do risco à saúde humana, ainda é um desperdício de dinheiro público para refazer o que já estava pronto", pede o gestor. 

No saneamento da bacia do Dom Avelar, foi investido pela Prefeitura de Petrolina cerca de R$ 5 milhões. Esta foi uma obra aguardada, pela população, por mais de 10 anos e previa o beneficiamento de mais de 40 mil moradores da região.

Ascom PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.