Com câmera compacta, jornalista captura imagens em preto e branco no Vale do São Francisco

23 de Apr / 2021 às 15h04 | Variadas

O Vale do São Francisco é repleto de paisagens vibrantes, belas e coloridas. A região, que já foi cenário de filmes e novelas e atrai os olhares de fotógrafos/as, turistas e moradores/as, é retratada no projeto fotográfico “Vale em Preto & Branco?”, conduzido pelo jornalista e fotógrafo Jean Corrêa, que registrou imagens nas cores preto e branco, utilizando apenas  uma câmera digital compacta.

O fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, conhecido pelas fotografias em preto e branco, já disse uma vez que a ausência de cores permite um olhar mais concentrado no ponto de interesse da fotografia. Para Jean, que estuda sobre fotografia, com ênfase em história e fotojornalismo,  desde a época da faculdade, o projeto é uma oportunidade de tornar real uma vontade antiga de captar cenas que sempre são registradas evidenciando as cores.

“A ideia de um ensaio fotográfico em preto e branco me acompanha há alguns anos, pegando esse conceito do Vale do São Francisco ser uma região notável pelo colorido, e como seria interessante retratá-lo apenas em preto e branco, reforçando o trocadilho ‘Vale’ registrar em preto e branco?’”, afirma Jean.

As fotografias do projeto foram tiradas por câmeras digitais compactas, com limitações tecnológicas que hoje em dia já são superadas, inclusive pelas câmeras de alguns smartphones disponíveis no mercado, e que possuem múltiplas funções. A escolha por utilizar esse tipo de câmera foi proposital, já que outro objetivo do projeto é mostrar que é possível fotografar com esse tipo de ferramenta, mais acessível financeiramente e também ideal para aqueles/as que pretendem ingressar no mundo da fotografia.

O resultado do ensaio fotográfico já  pode ser conferido na íntegra no Flickr: https://www.flickr.com/photos/jeanvalepb/ e nos perfis no Instagram https://www.instagram.com/valeempeb/ e Facebook https://www.facebook.com/valeempeb. O projeto “Vale em Preto & Branco?” foi aprovado dentro do edital Usinas Culturais, com recursos da Lei Aldir Blanc, pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Juazeiro, no final de 2020.

Além do projeto de exposição virtual, o autor cedeu algumas das imagens para ilustrar o livro “A Letra Morta”, do escritor João Gilberto Guimarães, a convite deste. “É uma satisfação enorme ter essas fotos ilustrando o livro de escritor local do talento de João. Ao ceder as fotos penso que isso expande a meta inicial do projeto ‘Vale em Preto & Branco?’, fazendo com que alcance um público maior e diversificado”, disse o fotógrafo.

A apresentação oficial do “Vale em Preto & Branco” será no dia 25 de abril, às 16h, dentro da programação do “Flijua - I Festa Literária de Juazeiro”. O evento vai consistir em um bate-papo com Heitor Rodrigues, engenheiro civil fotógrafo e autor de diversos projetos fotográficos; e Emerson Rocha, jornalista e repórter nos portais G1 e GE da TV Grande Rio, em Petrolina (PE), que já fez trabalhos como fotojornalista nos jornais Correio (Salvador), Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio (Recife).

O AUTOR - Jean Corrêa é Jornalista, formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Seu trabalho de conclusão de curso versou sobre fotojornalismo no contexto do jornal O Pharol, de Petrolina (PE) e desde então, ele estuda informalmente a fotografia, com ênfase na história e no fotojornalismo. Em parceria com o Museu Regional do São Francisco, desenvolveu em 2015 o projeto “Sua História é Nossa História” com a intenção de reunir e digitalizar negativos fotográficos que registram momentos históricos da cidade, bem como de juazeirenses ilustres. Ainda no campo das artes, também é músico amador, atuando como guitarrista/vocalista em bandas locais desde 1998.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.