RedeGN - Imprimir Matéria

Ministro do Meio Ambiente exonera chefes do Ibama de quatro estados. Bahia na lista

10 de Apr / 2021 às 21h30 | Política

O Ministério do Meio Ambiente exonerou, na última sexta-feira (9), os superintendentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Paraíba e Tocantins. Nos três primeiros, segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU), a demissão foi a pedido.

No Amazonas, foi demitido Rezende Guimarães Filho; na Paraíba, Arthur Martins Marques Navarro; e na Bahia, Rodrigo Cantos Alves. No caso do Tocantins, onde estava Flávio Luiz de Souza Vieira, foi nomeado o sucessor: Luiz Carlos Fernandes. Nas outras três superintendências, ainda não há nomeação dos substitutos.

Embora no caso da Paraíba conste que a demissão foi a pedido, em nota o ministério informou que as demissões naquele estado e no Tocantins trata-se de "trocas administrativas normais". Já em relação às outras duas unidades da federação, o ministério informou que os dois ex-superintendentes pediram para sair, pois assumirão outros cargos públicos.

Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que os alertas de desmatamento na Amazônia brasileira em março foram os maiores para o mês em toda a série histórica. Ao menos 36 mil hectares de floresta foram atingidos. Houve um aumento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo com uma cobertura de nuvens superior, segundo o Greenpeace, o que pode atrapalhar a observação de área degradada.

Correio Braziliense

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.