O Programa de Residência do Hospital Dom Malan (PRM/HDM) recebeu, em março, uma nova turma de residentes, formada por 28 jovens profissionais que buscam o título de especialistas junto à unidade materno-infantil, sendo 10 vagas de Pediatria, 6 de Ginecologia/Obstetrícia, 2 de Ultrassonografia (R4) e 10 de Enfermagem.
A cada ano o PRM atrai mais profissionais do Estado e também de outras regiões, que enxergam no HDM um importante centro de assistência, ensino e pesquisa de Pernambuco.
Alguns ao término da especialização acabam ficando na região, sendo esse o grande propósito do programa de ensino, ofertar continuamente excelentes profissionais ao Vale do São Francisco.
O programa de Residência do HDM também seduz aqueles bons filhos que a casa tornam, como é o caso de Dr. Euclides Marinho Mendes Filho, primogênito de Dr. Euclides Marinho Mendes e Dra. Águida Maria Ulisses Sobreira Mendes, dois profissionais da Instituição.
Dr. Euclides Filho fez medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, onde concluiu em 2017. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fez 3 anos de residência em Ginecologia e Obstetrícia e retornou a Petrolina em 27 de fevereiro, para iniciar o R4 em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Dom Malan.
"Sempre almejei essa oportunidade, pois estaria unindo o útil ao agradável, que neste caso seria voltar para minha casa e fazer essa especialização em um serviço de referência que meu pai sempre falou ser um dos melhores. Saí de casa aos 14 anos e retornei aos 28 para viver essa experiência e concluir esse ciclo. Estou muito grato, inclusive pelo acolhimento", revela.
"O Dom Malan é um hospital que abraça mais de 50 municípios, é um serviço de referência, com profissionais de excelência, uma estrutura pronta para atender a toda essa população e uma diversidade infinita de casos, alguns até com incidência baixa ou raros, mas que nós temos oportunidade de estudar. Aqueles que fazem sua formação por aqui aprendem muito, pois praticam bastante e realmente pegam a mão dentro do serviço", ressalta.
"O HDM é hoje a minha maior referência como especialista. A história do meu pai e da minha mãe dentro do Dom Malan me orgulha muito, pelas pessoas que eles ajudaram e os profissionais que eles inspiraram enquanto médicos. Tenho orgulho de poder estar perpetuando essa história", complementa.
Para o especialista em medicina fetal e supervisor da residência de USG, Marcelo Marques, esse reconhecimento é fruto do legado que o Hospital Dom Malan tem deixado. "São quase 90 anos de existência e 10 anos de uma linda trajetória de ensino, muitos profissionais aqui formados e milhares de histórias de reconhecimento e vitória escritas. Na residência de R4, por exemplo, já recebemos até pessoas do Rio de Janeiro, entre outros estados, que procuram o HDM para aprimorar sua formação. Esse é o tipo de feedback mais genuíno", orgulha-se.
A diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, também não esconde o entusiasmo. "Há 10 anos assumimos o desafio de desenvolver no interior do estado um Programa de Residência Médica hoje reconhecido como referência em Pernambuco. Prestar um serviço de qualidade à população e ainda ofertar especialista a essa população, é motivo de grande alegria", finaliza.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.