Devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 em Pernambuco, o governo do estado suspendeu as visitas familiares presenciais em todo o sistema prisional. Para evitar aglomerações, a medida vale para os finais de semana da primeira quinzena de março: dias 6 e 13 (sábados) e 7 e 14 (domingos).
Essa suspensão integra o conjunto de medidas restritivas adotadas pelo governo estadual como forma de prevenção ao novo coronavírus. Entre elas, estão restrições no funcionamento de atividades não essenciais até 17 de março, a suspensão de cirurgias eletivas entre os dias 8 e 19 de março.
De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), foram registradas nove mortes por Covid-19 no sistema prisional de Pernambuco, desde o início da pandemia no estado, em março de 2020.
Baseada no decreto estadual de número 50.346, de 1º de março de 2021, essa suspensão temporária de visitas presenciais "visa à proteção das pessoas privadas de liberdade, servidores e familiares em um momento de elevada taxa de ocupação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) no estado", informou a Seres, em nota.
"Nós estamos protegendo as famílias e estamos protegendo os nossos funcionários, como também aqueles que estão privados de liberdade. Tem uma hora que a gente tem que fazer sacrifícios [...] Peço a compreensão dos familiares e daqueles que estão no cárcere, dos funcionários, pois tem os a obrigação de preservar vidas", declarou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Esta não é a primeira vez que o governo de Pernambuco suspende visitas presenciais aos detentos. Em 2020, esses encontros com parentes ficaram suspensos de 20 de março até 8 de agosto, pelo mesmo motivo: a pandemia da Covid-19.
VISITAS VIRTUAIS: Ainda de acordo com a Seres, as visitas virtuais das famílias aos detentos seguem disponíveis nas 23 unidades prisionais de Pernambuco. Implantadas em maio de 2020, as comunicações online têm o objetivo de garantir a manutenção dos vínculos dos presos com parentes.
Elas ocorrem de segunda a sexta-feira, em uma sala reservada, com supervisão de um servidor da unidade prisional. A pasta informou que quase 45,7 mil encontros virtuais foram realizados, inclusive entre detentos e parentes residentes em outros estados e países.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.