Desde o início da pandemia, o Governo de Pernambuco tem atuado para garantir assistência a todos os pernambucanos, qualificando e ampliando a rede de atendimento para quem precisa de cuidados especializados, nos casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.
Na IV Macrorregião de Saúde – com sede em Petrolina – que engloba o Sertão do São Francisco, por exemplo, são disponibilizados 184 leitos dedicados aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em serviços de referência.
A macrorregião faz parte do plano regionalizado para oferta de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS), que tem o objetivo de descentralizar o número de vagas e disponibilizar os leitos por todo o território pernambucano. Ao todo, nas quatro macrorregiões de saúde pernambucanas, estão disponíveis 1.928 leitos para casos do novo coronavírus, sendo 996 de UTI e 932 de enfermaria.
Em julho de 2020, após ter pactuado com a Univasf, o Hospital Universitário, unidade federal aliada à prefeitura de Petrolina, devolveu ao Governo de Pernambuco 40 respiradores e 40 monitores.
O monitoramento do avanço da doença em Pernambuco é baseado em critérios técnicos e nos dados epidemiológicos, e leva em consideração o avanço da doença na localidade, a oferta de vagas na região, assim como a pressão sobre o sistema de saúde. Dessa forma, o Governo de Pernambuco reforça que o apoio dos demais entes continua sendo importante para a garantia de assistência à população.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.