Foram vários dias, considerados "angustiantes e demorados", sem que os músicos pudessem se apresentar nos bares e restaurantes em Juazeiro da Bahia. O impedimento fazia parte das medidas de enfrentamento do novo coronavírus.
A reportagem da REDEGN fotografou na sexta (12) e sábado 13, o retorno dos cantores e músicos nas apresentações ao vivo em Juazeiro, Bahia. Os componentes do Trio Granah revelaram a "emoção, respeito e os deveres com a segurança e saúde de quem participa em bares e restaurantes de momentos de ouvir música". Na sexta o cantor Tarcisio Black acompanhado com o seu violão realizou uma das apresentações da noite da orla juazeirense.
Neste sábado de carnaval respeitando as medidas de enfrentamento da pandemia e regulamentação dos Decretos Estaduais e Municipais referentes ao Covid-19, vários estabelecimentos contrataram cantores da região.
Os músicos Manassés, Xandão da Bahia, Trio Granah e Ivan Leão promoveram no sábado passado um movimento pedindo a flexibilização para ajudar todo setor artístico, que se mobilizou em atos e várias apresentações itinerantes na orla para chamar a atenção para a situação vivida pelos cantores e músicos que estavam proibidos de realizar shows ao vivo.
“Não queremos aglomeração, nem violar nenhuma das restrições de combate à covid-19. Ficamos esses meses todos sem geração de trabalho e renda para músicos e técnicos. Com essa reabertura, teremos uma oportunidade dos profissionais voltarem a trabalhar, mas com segurança”.
A classe artística já se questionava há algum tempo sobre a não liberação da música ao vivo nos espaços. “Se liberaram tudo, por que não liberar a música? Existia uma incoerência nesse sentido. A nossa presença não vai alterar em nada. São meses sem trabalho. Entendo quem não quer o afrouxamento e quem pode continuar em quarentena, deve ficar em casa. Mas tem gente que precisa trabalhar. Tenho muitos amigos músicos passando necessidade mesmo”, comenta o cantor Waldemiro Silva.
Neste final de semana está em vigor o documento elaborado pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Covid-19 que prevê uma série de critérios e protocolos para o enfrentamento da doença em Juazeiro.
O documento destaca o horário que deve ser seguido pelos bares e restaurantes da cidade. De segunda a quinta-feira, esses estabelecimentos poderão funcionar até meia-noite. E de sexta-feira a domingo poderão ficar abertos até a 01h da madrugada. Além disso, não será permitida a permanência de clientes em pé nos balcões e o número máximo de pessoas por mesa será de 04 (quatro) clientes.
A Prefeitura liberou a realização de apresentações musicais ao vivo em bares e restaurantes, permitindo voz e instrumento musical com apenas 02 (dois) integrantes em ambiente fechado e de até 03 (três) componentes em ambiente aberto, respeitando a intensidade máxima de som estabelecida pela Lei Complementar Municipal nº 018/ 2016.
Os estabelecimentos que descumprirem as determinações impostas neste Decreto serão autuados e pagarão multa com valores variáveis. A fiscalização ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e Guarda Municipal e, quando for necessário, contará com o apoio da Polícia Militar.
A Prefeitura de Juazeiro esclarece que a pandemia não acabou e todas as decisões do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Covid-19 são tomadas observando a curva de crescimento da doença na cidade e a taxa de ocupação de leitos nos hospitais. A Prefeitura chama atenção ainda que a vida e a saúde das pessoas estão em primeiro lugar.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.