O Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento e Ruth de Souza (Neafrar) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para duas atividades que têm o objetivo de abordar o tema “Quilombos e Fundo de Pasto: Nossas Matrizes”, a partir de diferentes perspectivas.
O núcleo irá promover uma mostra virtual de fotografias, com inscrições até 4 de março, e a Jornada Azeviche, para apresentação de trabalhos, com prazo de submissão até 14 de março. As ações dão continuidade às atividades virtuais do 11º Mês das Consciências Negras, evento promovido pelo Núcleo, que vem realizando atividades desde novembro de 2020.
A Mostra Virtual de Fotografias vai selecionar e premiar imagens relacionadas ao tema central. Para participar, basta encaminhar um e-mail para o endereço [email protected]. Cada interessado pode enviar até três fotos, com tamanho mínimo de 13x18cm e tamanho máximo para o arquivo de 6MB. No corpo do e-mail deve ser indicado nome completo do fotógrafo, endereço, telefone, dados técnicos da imagem e um breve texto explicativo sobre as fotos enviadas. As imagens selecionadas serão publicadas no perfil do Neafrar no Instagram e no blog do Núcleo.
Os três primeiros colocados da seleção vão receber uma caneca comemorativa do Mês das Consciências Negras via correio.
Já a Jornada Azeviche está com prazo de submissão aberto para envio de relatos de experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária, além de movimentos sociais, educação nos ensinos fundamental e médio e arte-educação. As inscrições devem ser feitas via formulário online. Os trabalhos podem ser submetidos às seguintes categorias: “Relatos de Experiência” e “Negros e Negras: Educação, Estado e Sociedade”. O resultado final da seleção, bem como os links de acesso às salas de videoconferência para as apresentações, serão publicados no dia 21 de março, por meio do blog do Neafrar. As videoconferências serão realizadas nos dias 10 e 17 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
O 11º Mês das Consciências Negras é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro (BA), a Frente Negra do Velho Chico, o Colegiado de Ciências Sociais da Univasf e o Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC). Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, o Neafrar surgiu no ano de 2012, tendo como objetivo criar, legitimar e apoiar espaços para a produção de conhecimento, debate e formação interdisciplinar em raça, gênero e sexualidade.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.