Em meio às medidas para investigar e punir supostos fura-filas na vacinação contra a Covid-19, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) já instaurou um inquérito civil contra um chefe de gabinete de uma prefeitura, acionou um prefeito e abriu procedimentos para acompanhar o processo de imunização em pelo menos 74 municípios baianos.
Na primeira fase, estão sendo vacinados os profissionais de Saúde que atuam na linha frente do combate à Covid-19, indígenas e idosos abrigados. Uma nova denúncia deve chegar ao conhecimento do Ministério Público em Juazeiro (BA) nesta quarta-feira (03).
O vereador Alex Tanuri (PP) em contato com a Rede GN na noite desta terça-feira (02) informou que já recolheu cópia do vídeo que viralizou nas redes sociais mostrando o cidadão Ediclei Pinheiro de Brito, popular Bolô, furando a fila da vacinação contra a covid-19.
“Pelo que apuramos o cidadão Ediclei não foi nomeado ainda servidor municipal e estaria cometendo crime ao furar a fila da vacinação. Soubemos que ele está respondendo pela coordenação da Vigilância Sanitária, sem, contudo, ter sido nomeado” denunciou o vereador da oposição.
Para Alex Tanuri a gestão comete dois crimes graves este momento de grave crise sanitária. “O Secretário de Saúde não é da linha de frente e, portanto, não pode tomar a vacina quanto mais o coordenador da Vigilância Sanitária que ainda não foi nomeado. Estarei encaminhando ambas as denúncias para o Ministério Público nesta quarta-feira” concluiu o parlamentar.
O Ministério Público tem recomendado aos Municípios que se atenham aos critérios constantes do “Informe técnico da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19” do Ministério da Saúde. “De acordo com a disponibilidade das doses de vacina para o Covid-19, os Municípios deverão avançar nas fases seguindo estritamente o quanto estabelecido no Plano Nacional de Imunização (PNI)”.
A Rede GN encaminhou a denúncia para assessoria da Secretaria de Saúde que confirmou o nome de Ediclei Pinheiro de Brito como novo coordenador da Vigilância Sanitária, e prometeu saber do setor de Recursos Humanos porque da não publicação da nomeação até agora no Diário Oficial.
Veja o vídeo:
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.